Curso capacita professores para auxiliar alunos durante o “Liderança Ativa”

fotos-Eduardo Cavalcante-seduc-Am (14)

Atividade será ofertada aos alunos no segundo semestre de 2024

Nesta terça-feira (04/06), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar realizou uma atividade com objetivo de capacitar professores da rede estadual para auxiliar e acompanhar os estudantes durante o curso “Liderança Ativa”, que será ofertado aos alunos no segundo semestre de 2024.

De acordo com a coordenadora do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta – Digital (Cepan Digital), Silvana Barreto Oriente, o curso “Liderança Ativa” vem sendo ofertado aos alunos desde de 2022 e, dessa vez, o enfoque está em capacitar os docentes, para que assistam os estudantes durante o processo formativo.

“Para que isso aconteça, foram escolhidos alguns professores focais em cada escola da capital e da região metropolitana. Eles vão realizar uma formação com o Cepan e com o Instituto Politize, para entender do que se trata, os objetivos, a estrutura, para que possam acompanhar os estudantes quando o curso for ofertado para eles no segundo semestre’’, esclareceu.

A gerente de Fortalecimento da Gestão Escolar (Gforge), da Secretaria de Educação, Diana Franco, explicou que, em 2023, o curso foi novamente oferecido para os discentes e contou com a participação dos professores.

“Nós sentimos que esses professores precisavam também ser formados nesse curso, ter acesso ao conteúdo programático e a atividades que possam engrandecer o processo de ensino e aprendizagem, como também o processo de acompanhamento dos estudantes inscritos no Liderança Ativa”, informou.

O conteúdo do curso de 30h será disponibilizado de forma virtual, na plataforma do Cepan, e trabalhará com ferramentas teórico-metodológicas, que servirão para auxiliar o público-alvo do “Liderança Ativa”, que são alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

“Em edições anteriores, esses alunos puderam ter conhecimento acerca de temas importantes para aplicar na escola, na sua comunidade e no seu desenvolvimento pessoal, como comunicação assertiva, comunicação não-violenta, o que esperar de um líder, como esse líder pode atuar junto aos estudantes e junto à gestão da escola”, acrescentou Diana Franco.

Texto: Maria Eduarda Oliveira

Foto: Eduardo Cavalcante| Secretaria de Educação