“Desafios e perspectivas para a educação” é tema de encontro promovido pelo Distrito 03

Com a presença da professora doutora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Arminda Mourão, a coordenadoria distrital de educação 03 da Seduc promoveu na última quarta-feira (27) um encontro sobre os desafios e as perspectivas da educação no Amazonas.

Na ocasião foi escolhida uma comissão formada por três educadores, três pais de alunos e três estudantes que devem representar a coordenadoria na 3ª Conferência Municipal de Educação, no mês de junho.

No encontro, a professora Arminda Mourão apresentou alguns pontos importantes que devem favorecer a qualidade da educação no Amazonas, como a escola de tempo integral e gestão democrática. Arminda apontou como prioridade a discussão democrática de políticas para a educação pública básica onde haja a participação da população e dos educadores.

Cerca de 160 pessoas compareceram ao encontro. De acordo com a coordenadora do Distrito 03, professora Vera Lúcia Lima, a escolha dos representantes para conferência ocorre de forma democrática para que a população possa apresentar as suas reivindicações. “A educação deve ser feita de forma democrática. E esta é a melhor forma de eleger nossos representantes”, disse.

Para a professora Vera Lúcia, o encontro serviu de embasamento téorico para os professores, pais e alunos do Distrito que irão participar da conferência municipal. “Discutimos as principais questões para melhoria da educação que vem desde a maior capacitação do professor a um trabalho mais individual com cada aluno”, afirmou.

A professora relatou que o encontro foi apenas um ponto de partida para o desenvolvimento de ações em toda a população possa se envolver. “Pais, professores, alunos e comunidade. Todos têm o dever e a possibilidade contribuir e melhorar a educação em todo o Estado do Amazonas”, citou.

A 3ª conferência Municipal de Educação acontece nos dias 17,18 e 19 de junho e tem como tema “Plano Municipal de Educação em Construção: Desafios e Perspectivas”. No evento, devem surgir sugestões e articulações das escolas de Manaus.