Diretora de Manacapuru participa de seminário de sucesso em gestão escolar, no RJ

(RIO DE JANEIRO) – Após participar de intercâmbio educacional nos Estados Unidos promovido pela embaixada americana no Brasil durante 17 dias, a diretora Mary Cynara Mendes Serafim, da escola estadual Carlos Pinho, de Manacapuru (AM), participa até amanhã (28) do seminário sobre Experiências de Sucesso em Gestão Escolar, com os demais diretores dos outros 25 Estados e Distrito Federal. O evento está acontecendo no Centro de Convenções Novo Mundo, na praia do Flamengo (RJ), paralelamente à IV reunião ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), no qual está presente o secretário estadual de Educação do Amazonas, Gedeão Amorim.

A escola estadual Carlos Pinho foi a vencedora estadual do prêmio Nacional de Gestão Escolar e como prêmio a embaixada americana promove uma viagem de intercâmbio educacional do gestor, aos Estados Unidos, em parceria com o Consed.

Durante o seminário, Mary Cynara relatou sobre as principais impressões e experiências que teve durante o intercâmbio. "Tive a oportunidade de conhecer as escolas de Miami. Senti que há uma parceria fortíssima entre os pais e a escola. Havia pais que não sabíamos se eram pais ou funcionários da escola, de tão presentes e participativos que eles se fazem", destacou.

Na escola que visitou, Cynara disse que a segunda língua que está sendo trabalhada é a Portuguesa. "Conheci cinco professores brasileiros trabalhando na escola que visitei", conta.

A participação dos conselhos escolares nas escolas americanas, segundo Cynara, têm uma atuação bastante forte, principalmente nas tomadas de decisões. "Tenho uma comunidade bastante participativa e envolvida. E quero fortalecer ainda mais essa atuação, através dos exemplos que pude constatar nas escolas americanas", aponta.

Para Mary Cynara, o intercâmbio proporcionou a ela conhecer práticas de gestão compartilhadas inovadoras, que estão contribuindo para a melhoria do ensino aprendizagem e para o bom relacionamento das comunidades escolares. "Nos permitiu trocar experiências, bem como oportunizou relatar o quanto tem sido positivo para as escolas brasileiras ter esse contato com outra cultura e vivência, disse.

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel, disse que as escolas públicas dos Estados Unidos têm realidades e desafios semelhantes às do Brasil. "É uma excelente experiência que tenho certeza que os diretores jamais esquecerão", observou.

Prêmio

Destaques em gestão democrática e comprometidas com o sucesso escolar, as 27 escolas selecionadas pelo Prêmio Nacional de Gestão Escolar serão diplomadas amanhã (28), no Iate Clube do Rio de Janeiro. O prêmio é uma iniciativa conjunta do Consed, Unesco e Fundação Roberto Marinho, tendo como característica principal estimular e apoiar o desenvolvimento de uma cultura de auto-avaliação escolar, assim como incentivar o processo de melhoria contínua na escola. Participaram desta edição 1.609 escolas.

Reunião Ordinária

Termina no sábado (29) a IV reunião ordinária do Consed, que tem como tema principal a formação de professores para a educação básica.

Ontem (27), no primeiro dia do evento, a diretora presidente da Escola Brasileira de Professores (Ebrap), Guiomar Namo de Melo, apresentou estudo sobre a formação de professores e o desafio da qualidade. Tenho sim. "O professor do futuro tem que ser antes de tudo um orientador. Não quer dizer que ele não deva fornece um conteúdo, mas sim que ele deva participar com o aluno a partir de novos sentidos do conhecimento. Esse é o professor do futuro", destacou.