Edição 2014 da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa é lançada em âmbito estadual pela Seduc

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Buscando estimular a leitura e aprimorar a escrita junto à comunidade estudantil, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou nesta terça-feira (8), em nível estadual, a edição 2014 da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa, intitulada “Escrevendo o Futuro”.

De iniciativa do Ministério da Educação (MEC) com o apoio da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) a Olimpíada é coordenada regionalmente pela Seduc e está com inscrições abertas até o dia 30 de abril.

As inscrições, conforme a coordenação da Olimpíada, podem ser feitas no portal www.escrevendoofuturo.org.br

A cerimônia de lançamento ocorreu no Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan-Seduc), no bairro do Japiim e foi presidida pela secretária de Educação Adjunta da Capital, Nazaré Vicentim. A atividade também contou com palestra do docente, Robert Rosa da Universidade Federal do Amazonas, além da participação do representante do Cenpec, educador José Alves, que oficializou o lançamento.

Com o tema “O lugar onde vivo”, a competição educativa tem como finalidade principal a produção textual nos gêneros Memórias, Poemas, Crônicas e Artigos de Opinião. “A temática, é bastante sugestiva e levará o estudante a expor seu pensamento acerca de sua cidade, de seu bairro e até mesmo de sua rua”, explica a coordenadora regional da Olimpíada e técnica da Gerência de Ensino Fundamental da Seduc, Francisca França. ressaltando que todos os trabalhos devem ser desenvolvidos no ambiente escolar, precedidos de oficinas textuais organizadas pelos professores.

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Categorias – A Olimpíada é estruturada em quatro categorias onde os alunos do 5° e 6° anos do ensino fundamental participam do gênero “Poema”, os do 7º e 8º participam do gênero “Memórias”, os do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano ensino médio trabalharão a produção de “Crônicas”. Já os do 2º e 3º anos do ensino médio trabalharão “Artigos de Opinião”. A produção dos textos será desenvolvida através de oficinas de leitura e produção de textos, organizadas pelos professores durantes as aulas de Língua Portuguesa.

Além dos educadores, a competição mobiliza também os alunos, visto que o professor desenvolve as oficinas do gênero escolhido com sua turma e depois é feita a seleção do melhor texto na escola.

Cada escola tem direito a concorrer em um gênero, obedecendo ao regulamento do Concurso da Olimpíada. Os textos produzidos deverão ser enviados online para a Comissão Municipal, constituindo a 2ª etapa do processo. Ao todo, os textos passarão por cinco etapas.

Formação de professores – No Brasil, a Olimpíada acontece em anos pares. Nos anos ímpares, são desenvolvidas ações de formação presencial e à distância, além da realização de estudos pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos, sendo uma grande chance para o aperfeiçoamento de professores e incentivo à prática da leitura e escrita entre os alunos das escolas públicas.

Ainda de acordo com Francisca França, o projeto é de extrema importância para a educação no Estado. “A Olimpíada contribui para a melhoria do ensino da leitura, escrita e oralidade, uma vez que promove formações continuadas aos professores, trazendo novas metodologias e oportunizando o sucesso dos alunos no processo de ensino-aprendizagem”, comenta.