Educadores participam de oficina sobre a metodologia Steam
A ação também visou estimular a inscrição no Prêmio Nacional Liga STEAM 2024
Durante esta quinta-feira (25/04), educadores da Coordenadoria Distrital de Educação 2 (CDE 2) participaram de oficina sobre a metodologia STEAM — Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, na Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Bilíngue Professor Djalma Batista, bairro Japiim, zona Sul de Manaus.
Idealizada pela professora Mary Florêncio, a iniciativa é uma das estratégias do Prêmio Nacional Liga STEAM, que oferece para professores das redes públicas e privadas de todos os estados brasileiros a Comunidade de Educadores Liga STEAM, também denominada Coorte.
Contando com a participação de 36 professores de diferentes escolas da CDE 2, a atividade buscou orientar os educadores a respeito do uso da metodologia STEAM dentro de sala de aula e incentivar a inscrição na 3ª edição do Prêmio Nacional Liga STEAM. A inscrição está aberta a todas as escolas públicas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio do território brasileiro.
O assessor de tecnologias educacionais da CDE 2, Myller Nogueira, explicou que a ação buscou aprimorar o planejamento dos educadores da Coordenadoria; para que, ao aplicar os elementos da metodologia STEAM, o aprendizado dos alunos possa ocorrer de uma maneira mais significativa.
“Essa é uma iniciativa que a gente abraça, porque a gente tem o intuito de também incentivar a participação dos professores no prêmio Liga Steam 2024”,contou o assessor.
A Coorte e o Ebook
A professora de história, Mary Florencio, da Escola Estadual Almirante Ernesto de Mello Baptista e da Escola Estadual Antóvila Mourão Vieira, é uma dos 50 membros que fazem parte da Coorte 2023 em que, a partir da orientação recebida durante o ano de passado, produzirá um relato a partir da oficina desta quinta-feira, o qual integrará um e-book a ser publicado pela instituição.
A professora afirmou que o projeto Coorte, mais do que tudo, tem o objetivo de promover a metodologia Steam dentro das salas de aula e assim incentivar uma aprendizagem significativa para os estudantes.
“Juntamente com a Coordenadoria 2 e nosso assessor de tecnologias, nós estamos aqui realizando essa oficina a fim de que nossos professores possam entender o que é essa abordagem Steam e possam submeter seus projeto”, afirmou a professora.
A oficina na teoria e na prática
Realizada dentro do Espaço Maker, da Eeti Djalma Batista, a oficina aconteceu durante os turnos matutino e vespertino.
Pela parte da manhã, os professores participantes da oficina puderam aprender um pouco mais sobre a metodologia no contexto teórico. Os professores puderam trocar experiências e aprender sobre interdisciplinaridade e as questões norteadoras do Steam.
Já no período da tarde, os professores participaram do “Steam na Prática”. Nesta fase da oficina, os professores idealizaram a construção de um projeto seguindo a temática “Justiça Climática”, tema da premiação este ano.
A professora de Ciências da Eeti Djalma Batista, Carolina Leitão, foi uma das educadoras presentes durante a ação. Segundo ela, é uma oportunidade que foi proporcionada para entender essas diferentes metodologias e utilizar essas variadas ferramentas no ensino.
“A gente está vendo a questão da aplicabilidade em sala de aula e durante a tarde tivemos a oportunidade de desenvolver um projeto para a submissão na liga Steam. Isso foi uma ótima oportunidade que a coordenadoria e a secretaria nos proporcionaram”, disse a professora.
FOTOS: Eduardo Cavalcante/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
TEXTO: Andrya Pietra