Avaliação do Desempenho Educacional é tema de palestra ministrada pelo secretário da Seduc, Rossieli Silva

IMG_6740

No primeiro dia do 9º Encontro Estadual de Gestores Escolares o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, pautou sua palestra pelos recentes resultados do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam).

Na oportunidade, o titular da Seduc lembrou da responsabilidade acerca do compartilhamento de informações em prol do desenvolvimento das atividades internas e externas da Seduc. O momento foi também de reavaliação das metas e soluções que possam somar na qualidade do processo de gestão em todos setores da rede pública estadual de ensino.

Sadeam – No ano de sua criação, em 2008, o sistema avaliou 23.014 alunos; em 2009, 57.192; em 2010, 77.376; em 2011, 124.076 e no ano passado 276.617 alunos. Agora, em 2013, serão avaliados 168.745 alunos.

No último ano em que foi aplicado, em 2013, o sistema avaliou 168.745 alunos por meio de prova aplicadas com base nos conteúdos programáticos no ano letivo e posteriormente verificando o percentual médio pelo Padrão de Desempenho, dos índices básicos e a médio de proficiência.

A referida  avaliação é aplicada junto a  alunos da 7º ano do ensino fundamental, dos anos iniciais e finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 1º e 3º ano do Ensino Médio e EJA (Ensino Médio).

“Temos um caminho longo. Precisamos olhar para trás e analisar os resultados anteriores para que possamos avaliar nossas perdas e conseqüentemente melhorar o processo educacional na capital e no interior do Estado”, afirmou o secretário.

“Precisamos, sim, discutir nossos direitos, porém precisamos apresentar soluções enquanto rede para nossos indicadores na educação. Nossa missão é não deixar ninguém para trás”, acrescentou o secretário.

IMG_6735

Ao expor os indicadores educacionais obtidos  em diversas disciplinas da grade curricular do ensino básico, Rossieli Silva citou que em breve serão realizados encontros técnicos com pedagogos  para reforçar o dialogo  e avaliar em comunhão os resultados anuais das respectivas instituições da rede.

Os dados serão disponibilizados a todas as escolas para consulta e estudo.