Em Itacoatiara, Seduc dá início à capacitação direcionada a profissionais da merenda escolar

Sessenta merendeiras de 14 escolas estaduais da zona urbana do município de Itacoatiara (a 175 quilômetros de Manaus) participarão ao longo deste ano de um programa de formação continuada. A ação é realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e tem por objetivo melhorar a qualidade do trabalho das profissionais, por meio da absorção de conceitos e execução de boas práticas relacionadas à alimentação escolar.

Responsável pela elaboração e execução do programa, a nutricionista Sanay Souza Pedrosa, da coordenação de educação do município, afirma que à medida que as merendeiras ampliam o nível de conhecimento e consciência da importância do trabalho delas para a escola, melhor executam suas tarefas.

“A maior importância da formação é permitir que elas tenham o conhecimento do que elas fazem. Como lidam com alimentação, precisam fazer isso com conhecimento. A merendeira na escola é importantíssima. Sabemos que o aluno, se não for bem alimentado, não rende. A merendeira precisa ter consciência da importância de uma alimentação bem preparada”, comenta Sanay.

Ao longo do ano letivo de 2013, as merendeiras terão aulas nas áreas de educação sanitária, nutrição básica, segurança alimentar, relações interpessoais e convivência e boas práticas na merenda escolar. A formação foi dividida em seis módulos, que serão executados ao longo de 12 meses.

O primeiro foi realizado nos dias 8 e 9 de fevereiro. “No primeiro módulo, trabalhamos tópicos como Educação Sanitária, Saúde Mental, Noções de Higiene Pessoal e Ambiental”, informou Sanay. O próximo módulo da formação será realizado nos dia 22 e 23 de abril. “Iremos passar conteúdos sobre Nutrição Básica, Noção de Alimentos e Nutrientes”, adiantou a nutricionista.

Além das merendeiras, participam do programa de formação as “amigas da escola”. São moradoras das comunidades vizinhas às unidades de ensino, que se disponibilizam a ajudar os servidores das escolas nas tarefas do dia a dia. Muitas delas são mães ou parentes de alunos.

Segundo Sanay, ao final do programa de formação, em dezembro, todas as merendeiras que participaram do trabalho irão receber certificados. E as que mais se destacaram ao longo do trabalho serão premiadas. “É uma forma de incentivá-las a continuar se aperfeiçoando e buscando mais conhecimento”, justifica a nutricionista.

Incentivador e parceiro do trabalho idealizado por Sanay, o coordenador regional de Educação de Itacoatiara, professor Reinaldo dos Santos Souza, garante que a capacitação dos profissionais ligados àquela coordenadoria será uma constante. “O programa tem como objetivo a constante orientação e aprimoramento de conceitos e práticas dentro da área da alimentação escolar, buscando a qualidade e o incentivo ao consumo da merenda pelos alunos”, disse o coordenador.

As 60 merendeiras que participam do programa de formação trabalham nas 14 escolas da área urbana de Itacoatiara. Segundo Sanay, no futuro, a intenção é aplicar o mesmo treinamento às profissionais das unidades de ensino na zona rural do município.

Profunicionáro

Desde 2010, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do programa Profuncionário, oferece formação técnica a servidores das redes municipal e estadual de ensino. O curso de Técnico em Alimentação Escolar, direcionado a merendeiras e merendeiros é um deles.

Os cursos do Profuncionário têm duração de dois anos. Segundo a coordenadora estadual do programa, professora Josinete Carvalho, de 2010 a 2011, a Seduc formou, aproximadamente, 2 mil servidores. “Para essa segunda etapa, 2013 e 2014, a meta é formar mais 700 servidores”, disse Josinete.

Segundo a coordenadora, em 2010 e 2011, o Profuncionário realizou formação de 160 servidores, aproximadamente, da rede municipal de educação de Itacoatiara. “Esse ano agora vamos atender aos funcionários do Estado. Mas se a prefeitura do município abrir vagas para seus servidores, atenderemos também”, ressaltou Josinete.

O Profuncionário está com inscrições abertas até o dia 28 deste mês para cursos destinados aos servidores da Seduc que trabalham em Manaus. Os interessados devem se dirigir ao Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), ao lado da sede da Seduc, na rua Waldomiro Lustoza, no bairro Japiim 2, zona Centro-Sul de Manaus.