Em Manaus, escolas da Coordenadoria Distrital 4 promovem Mostra de Gestão

01

As 34 escolas da Coordenadoria Distrital de Educação 4 (CDE 4) iniciaram, nesta quarta-feira (10), sua 4ª Mostra de Gestão. A atividade, realizada anualmente pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem o objetivo de socializar com a comunidade os resultados educacionais obtidos em cada unidade de ensino ao longo do ano.

Criada em junho de 2005, a CDE 4 é responsável pelo assessoramento administrativo e pedagógico de escolas nas Zonas Oeste e Centro Oeste de Manaus. Um trabalho que alcança, atualmente, 37 mil alunos, informa a coordenadora Angélica Santos.

A ação da CDE 4 está dividida em três áreas. A área 1 compreendem as escolas dos bairros São Raimundo, Santo Antônio e Glória. Da área 2, fazem partes as unidades de ensino dos bairros Santo Agostinho e Compensa 1, 2 e 3. Já a área 1 é composta pelos bairros Nova Esperança, Lírio do Vale, Planalto, Vila da Prata e São Jorge.

Coordenadora da CDE 4 desde a sua fundação, a professora Angélica Santos conta que a dedicação da equipe que ela coordena, com o apoio da Seduc, tem superado as barreiras.

“Anos atrás, nossos índices de aprovação eram muito baixos. Hoje, no entanto, crescemos e registramos média de aprovação geral em torno de 78% e escolas que antes registravam apenas 40% de aprovação e nesse ano registram 90%, o que aponta para a qualidade” informou Angélica Santos.

Segundo a coordenadora, o crescimento das escolas da CDE 4 já coloca a coordenadoria entre os oito melhores desempenhos entre todas as coordenações do Estado. “Nós começamos praticamente em último lugar”, lembra Angélica.

Com uma equipe de aproximadamente 50 pessoas, a CDE 4 tem conseguido acompanhar e orientar mais de perto o trabalho das escolas, conta Angélica. “A partir de 2012, a nossa equipe de trabalho ficou bem maior, o que facilitou o trabalho. Hoje, nós vamos muito às escolas, oferecendo assessoramento”, afirma a coordenadora.

02

De acordo com a professora, a proximidade maior da CDE 4 com as escolas, permitiu fazer um trabalho de assessoramento e conscientização dos gestores. “O desafio hoje é fazer com que todos os gestores cumpram com o seu trabalho para fazer uma boa gestão. Os gestores aqui não eram assíduos. Hoje em dia eles são assíduos, pontuais e fazem a parte pedagogia funcionar”, ressalta.

Cada pedagogo da CDE 4 é responsável pelo assessoramento pedagógico de cinco escolas, por turno. “E todas as escolas são visitadas. Não é todo dia, mas toda semana é feita visita naquela escola. E dependendo da escola, se ela for de grande ou médio porte, ela tem mais visitas, o fluxo de trabalho é muito maior”, explica Angélica.

Exemplo

Uma das unidades de ensino da CDE 4 que apresentaram seus resultados durante a abertura da Mostra, nesta quarta-feira (10) foi a escola estadual Liberalina Weill, no bairro Santo Antônio. A unidade de ensino foi fundada em 1987 e é motivo de orgulho na comunidade.

Em 2009 e 2011, pelo bom desempenho dos alunos no Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam), a escola Liberalina Weill recebeu o prêmio “Escola de Valor”, concedido pelo Governo do Amazonas às escolas com as melhores médias e menores índices de evasão. O prêmio financeiro é investido pelas escolas no aprimoramento dos serviços prestados à população.

Segundo dados do Sigeam apresentado durante o evento, em 2010, 90% dos alunos matriculados na escola Liberalina Weill foram aprovados para a série seguinte. O índice de reprovação foi de 2% e o de abandono ficou em 8%. No ano seguinte, os resultados se repetiram e, em 2012, o número de estudantes que abandonaram a sala de aula caiu para 4%, mas o número de reprovação passou de 2% para 6%.

De acordo com a direção da escola, as metas para 2013 são: elevar o índice de aprovação de 90% para 93%; eliminar o índice de abandono escolar; fortalecer a relação entre a escola e a comunidade e melhorar as práticas pedagógicas.

“Os pais ainda estão muito distantes. O acompanhamento deles é importante porque o aluno se sente mais motivado, quando percebe que há um interesse dos pais em relação à formação dele”, defende a gestora da escola Liberalina Weill, Elinese Magalhães.

A escola Liberalina Weill atende a 480 alunos, nos turnos matutino e vespertino, na modalidade de ensino médio. A unidade de educação possui seis salas equipadas com Data Show, um laboratório de informática e uma quadra poliesportiva.