Equipe técnica da Secretaria de Educação orienta educadores quanto ao Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens

Fotos_Eduardo Cavalcante_Seduc_Am (12)

Na tarde desta quarta-feira (27/07), a equipe do Núcleo de Inteligência em Gestão (NIG), coordenadorias distritais e técnicos da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar se reuniram no Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (CEPAN) para receber orientações a respeito da aplicação de provas do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens.

O Pacto pela Recomposição das Aprendizagens é uma política pública construída de forma colaborativa pelo Ministério da Educação (MEC) com os entes nacionais, representados pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Durante o encontro, os participantes puderam tirar dúvidas a respeito da aplicação das provas que inicia no dia 24 de julho e se estende até o dia 23 de agosto voltada, prioritariamente, para os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Além disso, os educadores receberam orientações a respeito do cadastramento na Plataforma de Avaliação nos Anos Finais.

Segundo a coordenadora do Escritório de Projetos da Secretaria de Educação, Ádila Marta Silva, a  reunião aconteceu com o objetivo de mobilizar os diretores e professores da rede de ensino a realizar a aplicação da prova que verificará o nível de aprendizagem e as principais dificuldades dos alunos dos Anos Finais.

“Essa avaliação que eles vão fazer agora é para diagnosticar a nossa rede, para que a gente possa fazer um plano de intervenção dentro do Pacto Nacional e buscar essa recomposição da aprendizagem”, explicou a coordenadora, ressaltando que as ações serão desenvolvidas e acompanhadas, diretamente, por articuladores. 

Nesta quinta-feira, (25/07), os articuladores se encontraram, de forma online, com os diretores escolares da capital e do interior do estado para repassar orientações e responder questões a respeito da prova. 


FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar