Escola Ângelo Ramazzotti incentiva a leitura por meio de mostra cultural

Com o objetivo de propagar a literatura e favorecer entre os jovens o hábito da leitura, a escola estadual Ângelo Ramazzotti, localizada no bairro Adrianópolis, realizou nesta semana sua Mostra Literária, onde, de forma criativa e lúdica seus estudantes foram levados a conhecer a biografia e o trabalho de importantes autores nacionais e estrangeiros.
 
Contribuindo também com o aprendizado da Língua Portuguesa, Literatura e Língua Espanhola, a Mostra teve também como objetivos impulsionar o conhecimento lingüístico e o senso crítico dos estudantes.
 
Para a realização dos trabalhos, as turmas da escola foram subdivididas, com cada uma delas tratando sobre temas específicos. As pesquisas literárias foram apresentadas por meio de números teatrais e musicais, como por exemplo, a que expôs a vida e a obra de Herculano Marcos Inglês de Souza, tido como um dos introdutores do Naturalismo na literatura brasileira e um dos membros fundadores da Academia Brasileira de Letras. 
 
Os responsáveis pelo trabalho que destacou a obra de Herculano Marcos Inglês de Souza foram os estudantes da turma-02, do 2º ano do ensino médio. Conforme a aluna Jéssica de Souza, a experiência trazida pela pesquisa foi muito válida. “Dentre outras obras, lemos o livro ‘Contos Amazônicos’ e o conto ‘A feiticeira’, pouco divulgados, mas bem interessantes, onde conhecemos um universo imaginário com os personagens ‘Maria Mucuim’, ‘Velho Estevão’, ‘Antônio de Souza’, dentre outros”, revelou.
 
 
Pesquisas escolares foram apresentadas por meio de dramatizações.
 
De acordo com a gestora da escola, Maria de Fátima Taveira, todos os trabalhos escolares foram avaliados por uma comissão julgadora, cujo trabalho teve como critérios: a organização das equipes, a capacidade de explanação, a originalidade dos trabalhos expostos e o nível de entendimento acerca dos temas. Segundo a gestora, o evento atingiu seus objetivos. “Conseguimos mobiliza toda nossa comunidade escolar para a busca de novos conhecimentos”, apontou Fátima Taveira. 
 
Participando da Mostra, o aluno Kenny Haiká, que é finalista do ensino médio, frisou que eventos dessa natureza são importantes por fazer com que os jovens busquem aprofundar seus conhecimentos em literatura. “Além disso, iniciativas como esta, fazem surgir novos leitores. Com os livros sugeridos para a pesquisa, ‘viajamos’ por mundos antes não imaginados”, completou o jovem, acrescentando que a leitura é a ‘chave’ para grandes descobertas.