Escola Balbina Mestrinho realiza Gincana em celebração ao Dia da Família

Fotos_Eduardo Cavalcante_Seduc_Am (16)

Também participaram da ação alunos da Euclides da Cunha. O objetivo foi fortalecer a relação escola e família

Estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais Balbina Mestrinho e Euclides da Cunha, ambas localizadas no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, e familiares realizaram, nesta sexta-feira (09/08), a ‘Gincana das Cores’, atividade que acontece de forma semestral voltada para o Dia da Família na Escola. A ação aconteceu na quadra da E.E. Balbina Mestrinho.

A atividade faz parte do Programa Busca Ativa na Escola (PBAE), uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) e da Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC), que busca prevenir e reduzir o abandono escolar.

Contando com a presença de estudantes e membros da equipe pedagógica de ambas unidades de ensino, os responsáveis pelos alunos puderam participar de gincanas, que permitiram uma união e celebração lúdica e divertida com os discentes das escolas.

Segundo a diretora escolar da E.E. Balbina Mestrinho, Jeane Hidalgo, esta atividade e demais ações que buscam trazer os pais e familiares para mais próximo da escola é de vital importância para o desenvolvimento dos alunos e para fortalecer a parceria entre a escola e a família.

“As crianças de 1º ao 5º ano participam, junto com os pais, da atividade tanto recreativa como também cultural. Nosso principal foco é integrar a família, a criança e a escola”, explicou a diretora.

A Gincana

Os alunos e familiares se dividiram em equipes e, organizados por cores, puderam participar de diversas atividades entre circuito, revezamento e corrida. O evento também contou com apresentação de música e dança dos estudantes.

Segundo a aluna do 4º ano do Ensino Fundamental da E.E. Euclides da Cunha, Hadassa Macena, 9 anos, foi muito divertido poder participar dessa atividade com o pai e com os colegas também.

“Foi muito muito divertido. Eu participei com meu pai de algumas gincanas e passei um tempo com meus amigos. Foi muito legal. Isso é muito especial, porque são memórias que não voltam mais”, disse a aluna.

Segundo João Paulo Macena, pai da Hadassa, é uma uma oportunidade única, exclusiva e muito importante devido, principalmente, ao dia agitado que muitos responsáveis vivem e não conseguem dedicar mais tempo às famílias. Segundo ele, é fundamental que os pais se esforcem para participar e criar memórias positivas com seus filhos.

“Porque quando criança, isso se torna algo importante, algo memorável e a criança vai crescer sempre levando que os pais estão presentes não somente nas atividades de casa, mas na escola e outros meios também”, disse o pai da aluna.

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

TEXTO: Andrya Pietra