Escola Benjamim Brandão é vencedora do prêmio Unibanco

A Escola Estadual Benjamim Magalhães Brandão, localizada no bairro Compensa 2, (zona oeste de Manaus) receberá amanhã (dia 4), em São Paulo-SP , a premiação máxima do Prêmio Nacional ‘O desafio do ensino médio’, oferecido pelo Instituto Unibanco.

Para participar do Prêmio, instituições brasileiras de ensino inscreveram projetos que objetivavam a redução do índice de abandono escolar no ensino médio. A escola da rede pública da Seduc sagrou-se campeã ao apresentar o projeto “Ensino Médio: Evasão por quê?” e o prêmio de 50 mil reais oferecido pelo banco será empregado no desenvolvimento do projeto que vai atender a 400 alunos do ensino médio da escola.

De acordo com a coordenação nacional do Prêmio, os projetos apresentados pelas escolas deveriam mostrar soluções atrativas e criativas que favorecessem a permanência do aluno no espaço escolar, corroborando assim com a conclusão desta fase escolar. Foram inscritos um total de 165 projetos em todo o Brasil e selecionados 26 para a premiação, sendo um de cada estado.

Em seu projeto, a escola estadual Benjamim Brandão propõe quatro linhas de ações, que têm por objetivo melhor capacitar o aluno para o mercado de trabalho e incentivar o envolvimento do mesmo na escola. “Estão previstos cursos técnicos de inglês e informática básica além do desenvolvimento de projetos que estimulem a participação do aluno, tais como a rádio-escola e projetos de musicalização, envolvendo fanfarra e coral”, explicou o gestor, professor Amim Haddad.

Segundo o gestor da escola, professor Amim Haddad, o projeto foi elaborado a partir da pesquisa do índice de evasão do ensino médio na escola e do levantamento da real situação dos estudantes. “Pretendemos atender 400 alunos em situação de risco de abandono, como por exemplo, estudantes que trabalham e mães adolescentes”, afirmou.

Amim explicou que a meta é reduzir de 18% para pelo menos 6% o índice de evasão no ensino médio. “Por isso, estamos programando várias atividades na escola, além de oferecer uma bolsa-auxílio aos participantes”, acrescentou.

O professor frisou que um dos pontos principais do projeto é informar aos pais sobre suas responsabilidades de manter os filhos na escola e dar o acompanhamento necessário. “As atividades que serão desenvolvidas deverão também elevar o índice de aprovação e melhorar o desempenho dos alunos nos exames nacionais, como o Enem”, citou.

Premiação e Seminário

Além da cerimônia de premiação, o gestor da escola Benjamin Brandão, professor Amim Haddad, participará em São Paulo do Seminário “A crise de audiência do Ensino Médio”.  

Na capital paulista serão organizadas mesas redondas, debates e conferências com especialistas na área de educação tratando sobre a evasão escolar no Brasil. “Queremos compreender os caminhos que podem contribuir para que nossos jovens ingressem, permaneçam e concluam um ensino médio de qualidade”, disse Amim Haddad. Também participarão do Seminário a Secretária de Educação Adjunta da Capital/Seduc, Ana Maria Falcão e a Coordenadora do Distrito 04 da Seduc, Angélica Matilde.