Escola Estadual de Tempo Integral Leonor Mourão é reinaugurada pelo governador José Melo

00

Com estrutura mais moderna e confortável, a Escola Estadual de Tempo Integral Professora Leonor Santiago Mourão, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul da capital, foi reinaugurada na manhã desta terça-feira, dia 10 de junho, com a presença do governador do Amazonas, José Melo, que estava acompanhado do secretário estadual de Educação, Rossieli Soares da Silva, além de outros secretários de Governo, parlamentares e familiares da homenageada que dá nome à escola.

A unidade educacional é a segunda reinaugurada pelo Governo do Amazonas só esta semana. “A escola de tempo integral é o modelo do futuro e o Amazonas foi muito feliz quando resolveu enfrentar o desafio de iniciar esse sistema de educação integral. Ela realmente é uma escola que demanda muito mais recursos, porém é a saída para uma educação de qualidade e de valor. Isso não tem preço. No nosso governo construímos muitas delas e agora mesmo estamos num processo de financiamento para construção de 12 novas escolas de tempo integral e outras 20 escolas para serem adaptadas para tempo integral”, afirmou José Melo.

01

O governador destacou a parceria que o Estado deverá viabilizar junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de U$ 272 milhões, sendo U$ 93 milhões de contrapartida do Estado, para a construção de 12 Centros de Educação de Tempo Integral (Ceti’s), adaptação de outras 20 escolas para esta modalidade e reforma de outras 20 escolas de ensino regular. A proposta precisa ser votada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.

O governador José Melo também lembrou que a escola Leonor Mourão já foi premiada pelo programa “Escola de Valor” antes mesmo de ser reformada e adaptada para educação em tempo integral. O Prêmio Escola de Valor reconhece as escolas que atingem média acima de 5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Esta escola já atingiu essa meta antes mesmo de ser adaptada para educação integral. Portanto, esperamos que a escola continue assim, porque é através de uma escola de valor, onde tem qualidade de educação, que a gente pode sonhar com um futuro melhor para nossos filhos”, ressaltou Melo.

Orçada em R$ 1.687.589,11, a obra da Escola Leonor Mourão contemplou serviços de reforma e ampliação, além da construção de quadra poliesportiva multiuso. A escola, que integra a rede estadual coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), atenderá de forma mais confortável o total de 300 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

02

A nova estrutura dispõe de oito salas de aula climatizadas, um laboratório de informática, uma sala destinada exclusivamente ao Programa Mais Educação, uma sala para o programa TV Escola, uma sala de descanso e uma sala para armazenamento de materiais didáticos.

Com a obra, a escola passou a contar com uma quadra poliesportiva coberta, equipada como vestiários masculino e feminino, sala de avaliação física e depósito de materiais esportivos.

A escola estadual de Leonor Santiago Mourão é uma das 45 escolas de tempo integral administradas pelo Governo do Estado. A unidade de ensino tem como gestora a professora Ilka Luzia de Almeida e conta com 30 servidores.

03

Pertencente à Coordenadoria Distrital de Educação 3 e com resultados expressivos no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), a escola estadual de tempo integral Professora Leonor Santiago Mourão coleciona elogios e um “Prêmio Escola de Valor” pelos notáveis serviços prestados a comunidade e qualidade no ensino.

Nova inauguração

Já está marcada para esta quarta-feira, dia 11 de junho, a reinauguração de mais uma escola que recebeu investimentos do Governo do Estado. Desta vez será entregue para a comunidade do bairro Educandos, zona sul de Manaus, a Escola Estadual Machado de Assis, que foi totalmente reformada para atender os estudantes e garantir um bom ambiente de trabalho aos profissionais da educação. A reinauguração desta escola contará com a presença do governador do Amazonas, José Melo.