Escola estadual de Tempo Integral Roxana Bonessi é vencedora do Prêmio Estadual de Gestão

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), divulgou nesta quinta-feira (23 de agosto) o resultado final do ‘Prêmio de Gestão Escolar 2012’, que neste ano teve como instituição vencedora a escola estadual de Tempo Integral Roxana Pereira Bonessi. Localizada no bairro Colônia Oliveira Machado (zona sul de Manaus), a escola oferece atendimento diário a 432 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, foi a primeira instituição pública de educação básica no Brasil a receber a certificação ISO 9001 e comemora o avanço de mais de um ponto percentual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que com o índice de ‘6,3’ a qualificou como uma das escolas públicas de ensino fundamental com maior rendimento no Amazonas.    
 
Como premiação, a gestora da escola, professora Francisca Cunha Lima, participará, em outubro, de um intercâmbio aos Estados Unidos onde, juntamente com um grupo de diretores escolares de outros Estados brasileiros terá acesso a seminários sobre educação e conhecerá a realidade pedagógica e administrativa do sistema educacional norte-americano.
 
O Prêmio de Gestão Escolar é coordenado em cada Estado pelas Secretarias Estaduais de Educação, sendo uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e contando com a parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
 
 
 
Professores e técnicos da escola estadual de Tempo Integral Roxana Bonessi comemoram o resultado
 
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento da gestão escolar democrática e eficaz e tendo como foco o compromisso com o ensino, com a aprendizagem e com resultados, o Prêmio, neste ano de 2012, contou, no Amazonas, com a participação de 395 escolas das redes Estadual e Municipal, das quais 222 apresentaram relatórios e se habilitaram para a fase final do certame.  
 
Comemorando a indicação da escola como vencedora do Prêmio, a gestora da instituição, professora Francisca Cunha, comentou que a premiação resulta de um trabalho contínuo da equipe escolar que trabalha para oferecer um atendimento diferenciado aos seus mais de 400 alunos. “O prêmio deixa nossa equipe orgulhosa e serve para pontuar um projeto que se pauta pela qualidade nos serviços prestados e que vem sendo desenvolvido com entusiasmo há vários anos. A indicação ao prêmio também marca nossas recém conquistas, como a certificação nas normas ISO 9001 e mais recentemente o anúncio do Ideb, o qual revelou que a qualidade do nosso ensino é crescente e nos faz uma instituição-modelo para o Amazonas e para o Brasil”, comentou a gestora.
 
 
Na escola, os 432 estudantes recebem atendimento diferenciado
 
Sobre participação no intercâmbio por meio do qual conhecerá no próximo mês de outubro a realidade do sistema escolar norte-americano, professora Francisca disse que a expectativa é a de trazer novidades para seres desenvolvidas na escola. “Pretendemos conhecer estratégias que vêm dando certo e aplicá-las à nossa realidade”, disse.    
 
Participação familiar
 
Um dos pontos fortes da escola estadual de Tempo Integral Roxana Bonessi é a excelência no atendimento, o qual é obtido com o apoio e a participação intensiva da comunidade do bairro Colônia Oliveira Machado e adjacências na vida escolar.
 
Comemorando as conquistas da escola, a dona de casa Maria das Graças Franco, que tem as netas Maria Clara e Êmily Franco estudando na Roxana Bonessi, considera um privilégio ter em seu bairro uma instituição com tamanho nível de qualidade. “A escola Roxana é especial e diferente, sobretudo pelo carinho e atenção que os professores e as demais pessoas da equipe destinam para os alunos. Procuro participar do dia-a-dia escolar, pois aqui me sinto bem e tenho orgulho em ser voluntária”, revelou dona Maria das Graças.  
 
Dona Maria das Graças e as netas Êmily e Maria Clara têm a escola como sua ‘segunda casa’.
 
O Prêmio
 
Organizado desde o ano de 1998, o Prêmio de Gestão Escolar é uma oportunidade de dar destaque público às melhores práticas no campo da gestão educacional e levar as instituições públicas de ensino à prática da auto-avaliação, visando à melhoria contínua do atendimento.
 
Para chegar à indicação da escola vencedora, o comitê avaliador visitou as instituições finalistas e levou em consideração cinco diretrizes, sendo elas: ‘Gestão Pedagógica’, ‘Gestão de Resultados Educacionais’, ‘Gestão Participativa’, ‘Gestão de Pessoas’ e ‘Gestão de Serviços e Recursos’.
 
Segundo a representante do Departamento de Gestão Escolar da Seduc e coordenadora regional do prêmio, professora Darci Dias, a cada ano, mais instituições se dispõe a participar voluntariamente do certame, por acreditar que ele é um estímulo a excelência no atendimento e aos métodos eficazes de gerenciamento. “Além da possibilidade de premiação, que gera benefícios à escola, o prêmio aponta maneiras para se aprimorar a gestão pública e potencializar a qualidade de cada unidade de ensino que dele participa”, explicou Dias.  
 
A instituição vencedora no Amazonas – escola estadual de Tempo Integral Roxana Pereira Bonessi – além de ter a sua gestora participando de um intercâmbio educacional aos Estados Unidos, poderá ainda receber uma premiação financeira no valor de R$ 30 mil caso seja referendada pelo comitê nacional do Prêmio de Gestão como ‘Referência Nacional em Educação’. A instituição vencedora deste prêmio será anunciada no dia 5 de novembro e o valor recebido investido em melhorias em prol de sua comunidade escolar.  
 
Escola Estadual de Tempo Integral Roxana Bonessi 

Ideb (2011)
6,3
Modalidade de ensino
Ensino Fundamental (Anos Iniciais)
Alunos atendidos
432
Professores
22
Demais servidores
15
Certificação ISO 9001