Escola propõe uma forma criativa de aprender Matemática

Com objetivo de trabalhar os conteúdos estudados em sala de aula de forma diversificada, a Escola Estadual Antenor Sarmento promoveu entre os dias 24 e 27 de novembro sua 3ª Feira de Matemática.

Com o tema “O desejo que sustenta a ilusão é forte demais para se deixar enganar pela realidade”, frase do autor Bertrand Russel, a atividade escolar contou com a apresentação de 19 trabalhos, sobre os mais diversos temas e envolvendo estudantes dos turnos matutino e vespertino. 

Na Feira, a escola mostrou  várias possibilidades de facilitar a aprendizagem da disciplina de matemática. Apoiados em pesquisas orientadas pelo professor-coordenador da atividade e doutor em educação, Mário Mascarenhas,  os estudantes abordaram temas de forma criativa, como o da turma do 2º ano/6 do ensino médio que, simulou jogos de cassino (caça-níquis, jogos de dados, jogos de cartas, etc) para facilitar o ensino de ‘probabilidades matemática’.

Também foram apresentados trabalhos relativos à História da Matemática, Astronomia, Álgebra, História da Computação, dentre outros. 

De acordo o professor Mário Mascarenhas, a Feira mostrou um contexto não tradicional do ensino, desmistificando o processo pedagógico. “O objetivo da escola era mostrar aos alunos que a matemática está presente em seu dia, contribuindo para a aprendizagem do aluno e despertar o interesse dos estudantes pela matéria”, disse.

Para impulsionar o processo de aprendizagem, a escola estadual Antenor Sarmento vem investindo na criatividade e já realizou outras feiras temáticas. Aos moldes da Feira de Matemática, recém-concluída, também foram organizadas a Semana do Folclore/Mitololgia e Semana da ‘Angústia’ (tratando de temas filosóficos).