Escola Solon de Lucena completa 100 anos

Neste dia 25 de novembro a Escola Estadual Solon de Lucena completa 100 anos de atividades. Para comemorar o centenário da instituição, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promove uma noite de homenagens a professores, estudantes e personalidades que fizeram e fazem parte da história da escola.

A solenidade de comemoração do centenário será realizada a partir das 18h desta quarta-feira, na própria instituição, situada à Avenida Constatntino Nery, s/nº (por trás do Ginásio Renê Monteiro). Na soleniadades, dentre os homenageados estão o Secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim, o Presidente do Sesc Amazonas, José Roberto Tadros e os ex-senadores (homenagens póstumas), Gilberto Mestrinho e Jefferson Péres.

A celebração dos 100 anos  da instituição prosseguirá até o dia 28 deste mês com a “Corrida Pedestre Solon de Lucena”, que será realizada em parceria com a Fundação Hemoam.

Escola Centenária:

Em 26 de novembro de 1909, por meio da lei nº. 578, do Conselho Municipal de Manaus se deu a criação da “Escola Municipal de Comércio”, instalada, inicialmente na Rua Barroso, no prédio onde posteriormente funcionaria a União dos Estudantes Secundaristas do Estado do Amazonas. O Colégio Comercial “Solon de Lucena”, atual Escola Estadual Solon de Lucena, foi incorporada ao Estado pela Lei n.º 293 de 30 de junho de 1954.

O Colégio teve seu nome originado de um grande estadista paraibano “Solon Barbosa de Lucena”, filho de Virgilio Barbosa de Lucena e Amélia Cordeiro de Lucena.

A escola Sólon de Lucena pertence a rede pública estadual de Educação e é uma das mais tradicionais instituições de ensino do Amazonas. Sua administração aproveita o ensejo das comemorações do centenário para fazer o resgate histórico de importantes personalidades de nossa história regional, que também figuram como importantes personagens da história da instituição.

A escola faz parte da Coordenadoria Distrital 3 da Seduc, na Capital.