Escolas com os melhores retrospectos no Ideb apresentam suas metodologias de sucesso

Nesta semana, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promove, no salão nobre do IEA, um encontro técnico no qual as escolas de Manaus com as melhores evoluções no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apresentarão suas metodologias e projetos exitosos.

O Ideb é um mecanismo de avaliação do Ministério da Educação (Mec) onde se obtém uma média para cada escola brasileira após reunir e cruzar dados da aprovação escolar, evasão e rendimento dos alunos em provas específicas aplicadas em todo o território nacional.

No encontro, as escolas com as melhores evoluções no Ideb em seu distrito educacional apresentarão suas metodologias e projetos. Foram destacadas para expôr suas estratégias de sucesso as escolas estaduais Luizinha Nascimento (Distrito 1), José Carlos Mestrinho (Distrito 2), Maria Amélia do Espírito Santo (Distrito 3), Adonai Politi (Distrito 4), Cacilda Braule Pinto (Distrito 5) e José Milton Bandeira (Distrito 6).

De acordo com o secretário da Seduc, Gedeão Amorim, o Mec reconheceu que o Amazonas deu um salto de qualidade nos últimos três anos. “Conforme avaliação do Mec, o Amazonas foi um dos estados que mais avançou em qualidade do ensino, com as escolas da Seduc alcançando metas que o Governo Federal previu que só seriam atingidas no ano de 2013”, citou.

Para Gedeão, um exemplo claro de que as ações e políticas educacionais conduzidas pelo Governo do Amazonas estão surtindo efeito é o fato de 172 escolas terem conquistado, no Ideb nacional, médias iguais ou superiores a 4,0 (em uma escola que vai de zero a seis). “Dois anos atrás, apenas 39 escolas haviam conquistado tal índice e isso é um demonstrativo de que estamos no caminho certo, correspondendo aos anseios da sociedade”, apontou.

O secretário da Seduc destacou também que o Governo do Estado tem conduzido uma política de motivação, estimulando os profissionais da educação a perseguirem a qualidade e atingir os melhores índices. “Para motivar os professores e demais profisionais da escola, instituímos recentemente o 14º e 15º salário para os profissionais cujas escolas obtiveram as melhores médias no Ideb”, revelou Gedeão Amorim.

Encontro

Os encontros que serão realizados nesta semana servirão para disseminar as experiências de sucesso obtidas por escolas que se destacaram no último Ideb. Participarão das atividades, gestores de todas as escolas da rede pública estadual de Manaus.

Na abertura da programação, ontem (28), o gestor das escola estadual Luizinha Nascimento (Praça 14), Camilo Barros e a pedagoga e representante da escola Adonai Politi (Vila da Prata), Ana Donizeti,  relataram algumas das estratégias que resultaram no expressivo avanço educacional conforme avaliação do Mec.

Ambos lembraram que o acompanhamento do retrospecto individual de cada aluno, a atenção especial ao projeto político pedagógico da escola, a gestão participativa, a elaboração de projetos criativos e o estímulo à participação dos familiares contribuiram para o êxito de suas escolas na avaliação do Mec.

Escolas com as melhores evoluções:

Escolas

Ideb 2005

Ideb 2007

Esc. Est. Luizinha Nascimento

4,5

Esc. Est. José Carlos Mestrinho

4,3

Esc. Est. Mª Amélia do Espírito Santo

4,6

Esc. Est. Adonai Politi

4,6

Esc. Est. Cacilda Braule

2,9

4,1

Esc. Est. José Milton Bandeira

3,1

4,8

*O IDEB tem suas médias na escala de 0 a 6.