Escolas da rede estadual promovem passeata pela paz

Ciente do papel da educação no combate a violência, no último dia 28 (quinta-feira) as  Escolas Estaduais Maria Rodrigues Tapajós, Professora Tereza Vasconcelos e Raimundo Nogueira, localizadas todas no bairro da Redenção/Manaus realizaram passeata mobilizando centenas de estudantes em uma manifestação em favor da paz.

De acordo com os professores organizadores a manifestação social reuniu aproximadamente dois mil estudantes. Com faixas, cartazes, panfletos e camisetas brancas, simbolizando a paz, os jovens deixaram seu recado à população percorrendo diversas ruas do bairro.

Conforme a gestora da escola estadual Maria Rodrigues Tapajós, professora Maria de Fátima Belchior, a iniciativa foi um gesto concreto organizado pelas escolas. “Mobilizamos nossos estudantes e professores e fomos ao encontro de nossas comunidades. Sabemos dos índices de violência e sabemos que as escolas têm um papel social de grande importância, contribuindo para a educação e formação de todos”, apontou a professora.

A manifestação realizada na manhã de ontem chamou a atenção da população que somou-se ao grupo de estudantes e também participou do ato público. Além das escolas da rede pública estadual, as escolas municipais Imaculada Conceição e Rodolfo Vale também compareceram ao ato.

Como ação completar, as escolas Maria Rodrigues Tapajós, Tereza Vasconcelos e Raimundo Nogueira desenvolveram durante toda a semana um trabalho intenso voltado para o combate à violência. Dentre as ações escolares direcionadas aos estudantes foram realizadas ofinas pedagógicas, seminários, palestras e distribuição de material informativo.

Programas de combate à violência

De acordo com informações da Seduc, no decorrer de todo o ano letivo os professores procuram trabalhar de forma pedagógica a questão do enfrentamento à violência com os estudantes, transmitindo-lhes ensinamentos de formação cidadã e humana nas disciplinas da grade curricular.

A Seduc também desenvolve programas específicos de formação social, como o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que é desenvolvido pela Polícia Militar-PM, em parceria com a Secretaria de Educação, orientando os mais jovens quanto a questões que envolvem a cultura de paz.