Escolas da zona leste de Manaus apresentam evolução em seus indicadores de qualidade

Com o tema “Escola e Família: Caminhos alternativos para uma práxis pedagógica de sucesso”, a Coordenadoria Distrital 5 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou nesta semana sua 4ª Mostra de Gestão Escolar. Realizadas em todos os municípios do Amazonas, as Mostras de Gestão têm o objetivo de apresentar à sociedade os projetos, ações, investimentos e índices de qualidade de cada uma das escolas públicas estaduais.

Com a abertura solene realizada na quadra poliesportiva do Centro de Educação de Tempo Integral Elisa Bessa Freire, a Mostra da Coordenadoria Distrital 5 se estenderá até o dia 31 de agosto e neste período cada uma das 32 escolas públicas estaduais localizadas na zona leste de Manaus será visitada por uma equipe de gestores e educadores, ocasião em que serão apresentados os projetos e ações individuais de cada uma das Unidades de Ensino.

Estudantes apresentaram os projetos e indicadores escolares por meio de números artísticos

De acordo com a coordenadora do Distrito 5, professora Nazaré Vicentim, neste ano, a Mostra buscará compartilhar os resultados da gestão das 32 escolas da zona leste. “Objetivando a partir da reflexão sobre estes índices, envolver escola e família na busca de caminhos alternativos para uma prática pedagógica de sucesso”, afirmou a educadora.

A abertura da mostra aconteceu no último dia 1º de agosto no Ceti Elisa Bessa Freire e na oportunidade foram apresentados os indicadores gerais das escolas desta região da cidade de Manaus. Em uma programação criativa que envolveu estudantes, professores e gestores, os índices de qualidade, assim como alguns projetos educacionais foram expostos por meio de números musicais, de dança, de teatro e outras expressões artísticas. “Procuramos utilizar o este momento para evidenciar a criatividade e o talento artístico de nossos estudantes e educadores”, apontou Nazaré Vicentim.

A abertura da Mostra de Gestão revelou o talento dos estudantes em apresentações culturais

Na ocasião, socializando os resultados obtidos, foram expostos à comunidade presente os indicadores das escolas estaduais da zona leste de Manaus, onde se observou uma significativa evolução no que tange à queda da evasão escolar e evolução gradativa dos índices de aprovação, conquistados, de acordo com o Distrito, a partir do aprimoramento das metodologias de ensino.

Comunidade da zona leste de Manaus acompanhou as exposições escolares

Conforme a exposição, constatou-se que o índice de evasão escolar nesta zona da cidade, que era de 17,4% em 2009, decaiu para 12,3% em 2011. No mesmo período o índice de aprovação evoluiu de 67,9% para 81,7% e o de repetência diminuiu de 14% para 5,8%.

Durante a cerimônia de abertura do evento, professores, pais, gestores escolares e demais funcionários da educação se comprometeram a firmar uma grande parceria com o intuito de garantir e assegurar o desenvolvimento pleno dos estudantes nos próximos anos.

A coordenadora distrital, professora Nazaré Vicentim expôs os objetivos e metas da Seduc durante o evento

A Coordenadoria Distrital 5, da capital, é formada pelas escolas estaduais Josué Cláudio, Aristóteles de Alencar, Reinaldo Thompson, Cacilda Braule, Myrthes Marques, Maria Arminda, Antônio Maurity, Isaac Swerner, Dom Jackson, Ernesto Penafort, Jorge Karan, Cecília Ferreira, Vasco Vasques, Cleômenes do Carmo, Demóstenes Belduque, Daisaku Ikeda, Roderick Castelo Branco, Bernadete Trindade, Áurea Braga, Ernane Nascimento, Berenice Martins, Manoel Rodrigues, Rilton Leal, Maria Madalena, Maria Teixeira Góes, Padre Luis Ruas, Antônio Jimenez, Manoel Antônio, Gilberto Mestrinho, Irmã Gabriele e os Cetis Cínthia Régia e Elisa Bessa Freire.

Evento foi prestigiado por todos os gestores escolares da zona leste de Manaus