Escolas de Carauari apresentam projetos e investimentos à comunidade

As oito escolas públicas estaduais do município de Carauari (a 780 km de Manaus) promoveram na última semana sua primeira Mostra de Painéis, apresentando à comunidade seus índices de evasão e aprovação, projetos pedagógicos e também prestando conta de todos os investimentos públicos.

No município, cerca de três mil pessoas compareceram ao evento e por meio de apresentações teatrais musicais e culturais as escolas da Seduc mostraram de forma criativa o trabalho pedagógico que beneficia crianças e adolescentes.

O coordenador de educação de Carauari, Francisco Melo, explicou que a Mostra é uma forma de mobilizar a comunidade e alertar sobre a importância de todos no processo de aprendizagem. “A escola só pode desenvolver seu trabalho se estiver apoiada pela comunidade. Os pais, principalmente, devem participar ativamente da vida escolar de seus filhos”, acrescentou o coordenador.

Para Francisco, a mostra também é uma forma de presta contas à sociedade do que vem sendo desenvolvido e do que vem sendo gasto por cada escola. “As instituições são públicas, portanto, cada cidadão tem o direito de saber como a sua contribuição vem sendo gasta pelo Estado”, comentou.

Segundo o coordenador, o maior desafio das escolas do município de Carauari é continuar reduzindo o índice de evasão dos estudantes. “A maioria de nossos alunos são filhos de agricultores e pescadores que muitas vezes precisam ajudar seus pais para aumentar um pouco a renda familiar. Temos que conscientizar essa mão e esse pai que a educação é fundamental para seus filhos”, afirmou Francisco ao destacar que as escolas vêm realizando um ótimo trabalho e estão conseguindo diminuir progressivamente também o índice de reprovação, além de aumentar o índice de aprovação dos alunos.

A Mostra foi acompanhada pelo secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim, que enfatizou que Carauari é um município que conta com uma rede escolar dinâmica que desenvolve projetos e iniciativas pedagógicas que melhoram o aproveitamento dos estudantes.

O secretário fez questão de mencionar que o sucesso da rede escolar também se deve aos investimentos do Governo do Estado. “Além de apoiar os projetos pedagógicos, o Estado vem investido na qualificação do profissional do professor e na melhoria da estrutura física das escolas”, disse Gedeão.