Escolas de portas abertas à comunidade

Para celebrar e marcar o Dia Nacional da Escola, várias instituições públicas estaduais de ensino realizaram eventos no decorrer da semana, dentre elas a escola estadual Alice Salerno. Localizada no bairro do Parque 10 e pertencente à coordenadoria Distrital 3 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a unidade de ensino promoveu um almoço de confraternização integrando alunos, pais e comunitários.
Promovido na quadra da escola, o almoço foi realizado no último sábado (16) e reuniu aproximadamente 300 participantes.
A iniciativa partiu da gestão da escola e dos docentes da instituição, que organizaram uma feijoada, evidenciando aos pais que o ambiente escolar, além de ser um lugar no qual se compartilha conhecimento, é também um local que busca promover o lazer e a socialização.
A ação também visou colaborar com a formatura dos alunos do 3º ano do ensino médio, que foram os responsáveis pela venda de itens como água, refrigerante e suco. Parte da verba arrecadada com a comercialização destes itens foi destinada à comissão de formatura. A outra quantidade será investida pela instituição na aquisição de bens pedagógicos para incrementar aos já utilizados pela instituição.
Campeonato de futebol e tênis de mesa foram as atividade desenvolvidas e praticadas pelos pais e sues filhos durante o evento. Segundo a pedagoga da escola, Cinthia Gonzalez, o momento foi de interação e divertimento entre as famílias. “Durante a programação as famílias se divertiram, foi um momento de união e de conhecer a família dos demais alunos”, disse a pedagoga.
A ação contou com a presença do gestor da escola, professor Hélcio Maia, do supervisor pedagógico do Distrito 3 da Seduc, Eliézer Rêgo, além de docentes, alunos e seus pais.
Em Manaus, escola estadual Alice Salerno promoveu um almoço comemorativo para alunos, pais e funcionários.

Em Manaus, escola estadual Alice Salerno promoveu um almoço comemorativo para alunos, pais e funcionários.

Dia Nacional da Escola

Desde a infância a pessoa precisa de contato com outros pares para se desenvolver e o primeiro núcleo de contato que conhecemos é a família. Ampliando os limites familiares, a escola é, ainda na infância, o núcleo que possibilita a convivência externa e a socialização.

No calendário nacional, o dia 15 de março foi definido como o ‘Dia da Escola’ e sugere à sociedade uma reflexão sobre a importância destas instituições que são um referencial para o desenvolvimento das pessoas.