Escolas públicas estaduais de Tabatinga apresentam seus rendimentos educacionais à população

01

Com três de suas sete escolas públicas estaduais com o título de “Escola de Valor”, conquistado por mérito, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Tabatinga, município distante 1.105 quilômetros de Manaus, trabalha para melhorar os índices educacionais apostando na formação continuada de seus professores.

Nesta semana as sete escolas públicas estaduais de Tabatinga realizaram sua 4ª Mostra de Gestão, onde socializaram com a comunidade daquele município os resultados educacionais obtidos nos anos de 2010, 2011 e 2012. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Em 2012, pelas notas obtidas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, as escolas estaduais Duque de Caxias, Marechal Rondon e Pedro Teixeira receberam R$ 50 mil, cada, como premiação do “Escola de Valor”. O prêmio é concedido pelo Governo do Amazonas às escolas com as melhores médias e menores índices de evasão. O prêmio financeiro é investido pelas unidades de ensino no aprimoramento dos serviços prestados à população.

O Ideb de 2007 avaliou três escolas estaduais de Tabatinga que ofereciam o 5º do ensino fundamental. A nota média foi 3,8. No exame seguinte, de 2009, a média subiu para 4,4. Quatro escolas foram avaliadas naquele ano. Em 2011, com seis escolas avaliadas, a média foi 6.

Realizado e mensurado a cada dois anos, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é uma avaliação criada pelo Ministério da Educação (MEC) que busca representar a qualidade da educação a partir da observação de dois aspectos: o fluxo (progressão ao longo dos anos) e o desenvolvimento dos alunos (aprendizado).

O coordenador de Tabatinga, professor Marcos Carneiro de Souza, afirma que a formação continuada dos professores, em parceria com a rede municipal de ensino, vai permitir que a coordenadoria mantenha o bom desempenho que vem alcançado nos últimos anos.

“Esse ano já tivemos uma formação para professores do 5º do ensino fundamental. Cada escola está empenhada em trabalhar juntamente com a coordenação, para que os professores aprimorem cada vez mais seus conhecimentos”, disse Marcos.

Ações

No início do julho, por meio do Centro de Mídias, em Manaus, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou a capacitação de 59 professores de matemática de Tabatinga, da rede estadual e municipal.

Realizada pelo Grupo de Trabalho de Matemática da Seduc, a formação ajudou os educadores no trabalho de identificação dos descritores que os alunos apresentam maior dificuldade nas avaliações de matemática.

Descritor é uma associação entre conteúdos e operações mentais desenvolvidas pelo aluno, a partir das quais as questões das provas do Ideb são elaboradas. As respostas dadas pelos alunos a essas questões possibilitam a descrição do nível de desempenho por eles atingido.

“Para os professores, essa formação do início do mês foi de grande valia, pois permitiu conhecer técnicas e identificar descritores que eles ainda não conheciam. Até então, muitos professores tinha dificuldades”, afirma Marcos.

As sete escolas sob a coordenadoria de Marcos Carneiro atendem, atualmente, 9.053 alunos. Uma das maiores, com 1.510 alunos é a escola estadual Conceição Xavier de Alencar. Foi na quadra desta escola onde todas as unidades de ensino apresentaram ao público seus trabalhos na mostra de gestão de segunda-feira.

Marcos Carneiro elogiou o esforço que cada escola fez para apresentar o seu melhor na mostra de gestão. “Apesar da dificuldade que tiveram, todas as escolas foram excepcionais e se superaram. Percebemos um empenho grande de professores, gestores e alunos”, comentou o coordenador.

Premiadas

A rede pública estadual de educação de Tabatinga tem um retrospecto de sucesso nas avaliações nacionais e estaduais. A escola estadual Duque de Caxias, por exemplo, recebeu o prêmio Escola de Valor de 2012 pela nota ‘5’ que obteve no Ideb de 2011.  Pela nota ‘4,9’ no Ideb de 2011, a escola Marechal Rondon recebeu o prêmio Escola de Valor de 2012. A nota ‘4,8’ no Ideb de 2011 também rendeu à escola Pedro Teixeira um prêmio Escola de Valor, na categoria crescimento.

Ideb do 9º ano

Em 2007, quatro escolas estaduais de Tabatinga tiveram suas turmas do 9º ano do ensino fundamental avaliadas pelo Ideb. A média obtida naquele ano foi 3,1.

Dois anos depois, a média do Ideb do 9º subiu para 3,5. Em 2011, seis escolas foram avaliadas e a média ficou em 3,4. No final desse ano, o MEC realiza uma nova avaliação.