Escolas recebem orientações para identificar e combater o vírus H1N1

Gestores das 210 escolas da rede estadual da Seduc de Manaus participaram na última terça-feira (dia 18) de um encontro de orientação e sensibilização sobre a gripe Influenza A (H1N1), popularizada como gripe suína. Os educadores receberam instruções quanto aos procedimentos que devem ser adotados pelas instituições de ensino para minimizar a disseminação do vírus no Amazonas.

As orientações sobre a nova gripe foram fornecidas pelo diretor técnico da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS) e infectologista, Bernardino Cláudio de Albuquerque, e pela representante da Seduc e coordenadora do Programa Saúde na Escola, Delta Segadilha, que explicaram como os professores poderão identificar pessoas contaminadas pelo vírus e quais procedimentos devem ser adotados para o tratamento dos pacientes.

A coordenadora do programa Saúde na Escola da Seduc afirmou que a sensibilização é uma medida preventiva. “Não é um momento de pânico. O Amazonas está conseguindo controlar a disseminação do vírus”, destaca.

Segundo a coordenadora, a sensibilização deve ajudar na prevenção de alunos e professores. “A higienização é a principal medida para a prevenção da gripe. Queremos que os gestores e professores possam adotar essa medida em nossas escolas”, disse.

Escolas recebem kits e material informativo

Todos os gestores que participaram da capacitação receberam uma cartilha informativa, um vídeo explicativo sobre a doença, cartazes com o número do disk Saúde com informações sobre a H1N1 e uma nota técnica da FVS contendo os grupos de risco da nova gripe, as recomendações para os pacientes, além de outras notificações.

Escolas do interior também são orientadas

A coordenadora do Programa Saúde na Escola lembrou que a capacitação oferecida aos gestores de escolas da capital foi realizada com educadores do interior do Estado na primeira semana de agosto. “Apesar do interior do Estado não ter nenhum caso de gripe H1N1 registrado, o nosso trabalho é preventivo”, explicou Delta.

De acordo com a Fundação de Vigilância e Saúde (FVS), o Amazonas possui 27 casos registrados da nova gripe. A Seduc e FVS devem continuar as orientações com gestores do Amazonas.

Para obter maiores informações no combate ao novo vírus, clique no seguinte endereço disponibilizado pelo Ministério da Saúde:

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534