Estudante da rede pública estadual representará o Amazonas no projeto Jovem Senador

Estudante Rayesley Ricarte Costa

Cursando o 3º ano do ensino médio no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, localizado na zona norte de Manaus, o estudante Rayesley Ricarte Costa, 18, foi o vencedor da etapa estadual do 6º Concurso de Redação do Senado Federal. Pela conquista, o estudante amazonense será premiado no próximo dia 18 de novembro em cerimônia que ocorrerá no Congresso Nacional, em Brasília, Distrito Federal. Na solenidade serão premiados outros 26 alunos, representantes dos demais Estados brasileiros.

O concurso de redação do projeto Jovem Senador 2013 cujo tema deste ano foi “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação” é um concurso realizado em nível Nacional, tendo como objetivo proporcionar conhecimento acerca da estrutura do Poder Legislativo Brasileiro, estimulando a reflexão sobre a política, a democracia e o exercício da cidadania.

No Amazonas, 8.844 estudantes de 43 escolas participaram do concurso, que também mobilizou cerca de 150 professores orientadores. Rayesley Ricarte Costa, vencedor do certame, desenvolveu sua redação com o tema “Educação Política”, na qual deu ênfase ao ponto de vista da população sobre os dois aspectos. “A população agrega indecência e corrupção à política, mas também são poucos aqueles que fiscalizam o que o candidato fez ou está fazendo com o seu mandato em benefício da sociedade”, salientou.

Além disso, Rayesley destacou, em seu texto, a democracia no Brasil e sugeriu a inserção da disciplina “Ciências Políticas” no ensino médio. “A democracia que vivemos hoje se resume apenas ao ato de votar, uma vez que a população está acomodada e não busca informação sobre os futuros representantes do Estado. Acredito que a inserção da disciplina Ciências Políticas no ensino médio contribuirá para a formação intelectual e o senso crítico dos estudantes que saberão de forma clara seus direitos e deveres”, disse o estudante.

Sobre participar do projeto e representar o Amazonas, Rayesley acredita que “é uma oportunidade dos jovens se inserirem na política, conhecendo culturas, ideias e buscando soluções para problemas sociais no Brasil”, disse.

Segundo a coordenadora do concurso no Amazonas e técnica-administrativa da Gerência do Ensino Médio da Seduc, Ana Cavalcante, o concurso possibilita ao aluno participante a reflexão sobre os diversos aspectos da política. “O concurso estimula os alunos a debaterem o processo de escolha dos representantes na democracia, também contribui para o processo de formação da cidadania, incentivando a participação política e a mobilização social e, principalmente, dissemina informações sobre o papel institucional do Senado Federal e do Poder Legislativo Brasileiro” salientou a coordenadora.

Premiação

Os 27 finalistas das etapas estaduais serão premiados com notebooks, medalhas e certificados de classificação, além disso, as escolas dos estudantes classificados nas três primeiras colocações receberão desktops para uso coletivo. As instituições de ensino dos 27 alunos finalistas ganharão kits com material educativo.