Estudante da rede pública participará de intercâmbio nos Estados Unidos

Após rigoroso processo de seleção conduzido pela embaixada dos Estados Unidos, o estudante Wirlessom Falcão, 17, aluno do ensino médio da escola estadual Antenor Sarmento/Seduc foi indicado como ‘Jovem Embaixador’ e no mês de janeiro visitará a cidade de Washigton, capital norte-americana.

Além de Wirlessom, o estudante Delano Moraes, aluno do Colégio Militar de Manaus também representará o Amazonas no programa. No total, 35 estudantes brasileiros participarão do intercâmbio.

Os jovens deverão embarcar para os Estados Unidos no mês de janeiro e na programação estão previstas visitas à Casa Branca, Capitólio e pontos turísticos de Washington e de outras cidades. No período de intercâmbio – duas semanas – os jovens também serão recebidos como hóspedes de famílias norte americanas, tendo a oportunidade de vivenciar na prática o dia-a-dia e a cultura de outra nação. 

De acordo com os coordenadores do intercâmbio, na viagem, além de conhecer parte a cultura dos Estados Unidos, os jovens terão a oportunidade de praticar a língua inglesa, pois realizarão pequenas palestras em escolas americanas, nas quais apresentarão um pouco da história e cultura dos  estados brasileiros.

Para o aluno Wirlessom Falcão, o programa Jovens Embaixadores é uma oportunidade de estreitar o relacionamento entre o Brasil e os Estados Unidos, além de proporcionar aos jovens uma chance de conhecer outro país. “A minha expectativa é muito grande. Pretendo aprender o máximo que conseguir nessas semanas, além de divulgar da melhor forma o Amazonas”, disse.

Wirlessom explicou que em todo Brasil foram selecionados 35 estudantes, sendo pelo menos um por cada Estado. “Os Estados que mais se destacaram levarão dois representantes para os EUA. Esse foi o caso do Amazonas e estou muito feliz por ser um dos selecionados”, afirmou.

O programa Jovem Embaixador busca beneficiar estudantes brasileiros que são exemplos em suas comunidades, em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica, e conhecimento da língua inglesa.

Na última segunda-feira (dia 29), o ‘Jovem Embaixador’ Wirlesom Falcão foi recebido pelo secretário de Estado de Educação. Gedeão Timóteo Amorim e disse estar orgulhoso por poder representar o Amazonas no exterior. Na ocasião, ao ser felicitado pelo titular da Seduc, Wirlessom disse que o processo de seleção foi rigoroso, mas por conta de sua formação e preparo, conseguiu ser bem sucedido. “A cada etapa da seleção, que incluiu teste escrito e prova oral (em língua inglesa), a ansiedade de aprovação era maior”, disse.

Para participar do programa Jovens Embaixadores o aluno precisa preencher alguns requisitos, dentre os quais: ter boa fluência oral e escrita em inglês e estar engajado em atividades de voluntariado.

O Programa está na sua quinta edição e é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com os setores públicos e privados de ambos os países. No Amazonas, a iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu).