Estudante de Design cria a marca da Semana da Pátria e do Amazonas

oficial

Pelo segundo ano consecutivo, o estudante Jefferson Wallace Miranda, que está concluindo o curso de Design na Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) criou a marca da Semana da Pátria e do Amazonas. A marca traz elementos regionais e quando invertida toma a forma de uma flor tropical, popularmente conhecida como ‘Bastão do Imperador’.

Realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Semana da Pátria deste ano tem como tema “Semana da Pátria de Amor e Esperança ao Amazonas”. Com base nesta temática, Jefferson Wallace criou a marca compondo-a com cinco pétalas coloridas e uma criança com livro aberto estilizado.

Segundo o estudante, através da pesquisa feita para a produção da marca surgiu a ideia de criar uma flor estilizada. “Fundamentado no tema da Semana da Pátria apliquei um questionário com perguntas sobre o tema para as pessoas que organizam o evento, em seguida, fiz esboços com diversos desenhos. Inspirado nestes desenhos surgiu a flor tropical ‘Bastão do Imperador’ que é rara na Amazônia”, disse o estudante de Design.

Além da marca, Jefferson projetou o designer da Pira Cívica que foi utilizada nas programações da Semana da Pátria de 2012 e será utilizada também neste ano.

Sobre a marca

De acordo com o estudante a marca possui elementos simples e de fácil compreensão. “São cinco pétalas. Duas pétalas verdes representam toda a biodiversidade no planeta e a pétala superior vermelha homenageia o Teatro Amazonas, símbolo majestoso da nossa cidade de Manaus. Já as duas pétalas amarelas que surgem ao meio, formando um coração, representam o amor à Pátria e ao Amazonas”, explicou Jefferson.

Segundo Jefferson, dentro do coração, a criança com livro aberto representa a educação e a cultura em alusão à esperança de um futuro melhor. As cores da marca em sua parte superior e inferior – verde, amarelo, azul, branco e vermelho – simbolizam as bandeiras do Brasil e do Amazonas e a marca, invertida, transforma-se em uma flor tropical conhecida popularmente como ‘Bastão do Imperador’, representando a Semana da Pátria e do Amazonas 2013.

A marca, segundo a coordenação da Semana da Pátria e do Amazonas, será utilizada em faixas e em outdoors espalhados em vários pontos da cidade e a Pira Cívica estará exposta na Ponta Negra, do dia 1º ao dia 7 de setembro.