Estudantes amazonenses serão recebidos pelo presidente Barack Obama

Selecionados no programa Jovens Embaixadores, os estudantes Thiago Castro, da Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de Lima (de Parintins) e Icaro Nepomuceno Soares Alves, do Colégio Estadual D. Pedro II (de Manaus) viajaram nesta segunda-feira (4) para os Estados Unidos onde participarão até o próximo dia 30 de janeiro de programações coordenadas pela Embaixada Norte-Americana.

 

Os estudantes da rede pública do Amazonas somam-se a outros alunos de outras regiões do país e integram a comissão de ‘Jovens Embaixadores’ brasileiros e visitarão várias cidades dos Estados Unidos, onde participarão de audiência com o presidente norte americano Barack Obama.

Conforme informações da Embaixada, na estadia nos Estados Unidos os ‘Jovens Embaixadores’ passarão uma semana na capital (Washington D.C.) participando de reuniões com autoridades e visitando monumentos históricos, museus e outras organizações.

Nas semanas seguintes, conforme programação, os estudantes conhecerão diversos Estados e conviverão com famílias americanas, visitando escolas de ensino médio (high-school) – conhecendo o cotidiano do jovem estudante americano –, tendo a oportunidade de fazer apresentações sobre a realidade brasileira.

No Amazonas a Embaixada norte-americana, anualmente, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que assessora a etapa classificatória. O secretário da Seduc, professor Gedeão Amorim, ressaltou que, com muito orgulho, o Governo do Estado parabeniza os estudantes pela participação no projeto internacional. “Os alunos amazonenses foram selecionados por conta de seu empenho e dedicação aos estudos. Este reconhecimento muito nos orgulha”, destacou.

Participação amazonense

Estudante da escola estadual Senador João Bosco Ramos de Lima, Thiago Brito de Castro, de 17 anos, se diz ansioso em poder participar do intercâmbio. “Além de ter a oportunidade de conhecer a cultura dos Estados Unidos, tenho grande interesse em interagir com os demais integrantes da delegação brasileira para conhecer, por meio deles, a cultura dos outros Estados e divulgar o município de Parintins”, comentou.

O segundo estudante que representará o Amazonas nos Estados Unidos é o jovem Icaro Nepomuceno Soares Alves. Com 17 anos, Icaro é estudante do Colégio Amazonense D. Pedro II e completa a comitiva que representará o Amazonas na atividade internacional.

A fluência na língua estrangeira é requisito fundamental para ser um “Jovem Embaixador’ e o conhecimento acerca da língua inglesa, Thiago e Icaro obtiveram por meio do interesse e dedicação aos estudos.