Estudantes da rede estadual de ensino de Manaus são destaques em Olimpíada Nacional de Ciências

Euzivaldo Queiroz - Seduc AM

Resultado foi divulgado pelo portal oficial da prova

Oitenta e três estudantes da rede estadual de Manaus foram destaques na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2021. Aprimorando e incentivando o estudo e conhecimentos científicos, a prova foi realizada de forma online entre agosto e setembro de 2021. O resultado foi divulgado pelo portal oficial da Olimpíada: https://www.onciencias.org/

Voltado a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a olimpíada ocorre anualmente. No Amazonas, a capital contou com 12 estudantes medalhistas em ouro, 12 em prata, 11 ganhadores do bronze e 48 menções honrosas. A ONC integra o Programa Ciência na Escola (PCE) e desenvolve o estímulo da disciplina por meio de conteúdos especializados e questões específicas.

O estudante Adelmir Gabriel Aiden, da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Professor Djalma da Cunha Batista, localizada na zona sul de Manaus, foi um dos destaques nacionais e ganhou a medalha de ouro na prova. Ele comenta que a prova foi diferenciada.

“As provas demostravam um nível sofisticado de elaboração em cada uma das questões, muito diferente das provas em sala de aula, então pude desenvolver um pensamento mais profundo em relação à ciência”, pontua o aluno.

A estudante Nathalia Boufleuher Barbosa, do 7º ano do Ensino Fundamental da mesma unidade de ensino, conquistou a medalha de prata na olimpíada. Ela diz que gostou de realizar a prova e está feliz com o resultado obtido. “Eu gostei muito de fazer a prova da ONC, pois ela instiga o raciocínio e aprofunda diversos assuntos. Eu particularmente adoro a área de ciência, então fiquei muito feliz em conseguir a medalha de prata”, comenta Nathalia.

Resultado de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) à sociedade, a ONC é realizada por meio da Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

PCE – O Programa Ciência na Escola envolve um compromisso pelo aprimoramento do ensino de ciências na educação por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Programa é gerenciado, monitorado e avaliado, com resultados disponibilizados em Portal construído pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Fotos: Euzivaldo Queiroz/Seduc e Arquivo Pessoal