Estudantes da rede pública são premiados em concurso artístico de prevenção às drogas
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Conselho Estadual de Entorpecentes do Amazonas (Conen) premiaram nesta sexta-feira (21) os estudantes da rede pública vencedores do XII Concurso de Cartazes sobre Drogas. O evento foi realizado no auditório da reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sendo parte das atividades da Semana Nacional Antidrogas.
Realizado há mais de dez anos, o Concurso de Cartazes, em 2013, envolveu cerca de sete mil estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública do Amazonas e foi promovido entre os meses de fevereiro e março, abrangendo escolas da capital e do interior.
Com o tema “A Educação na prevenção ao uso de drogas” o concurso teve como objetivo sensibilizar estudantes e comunidade na reflexão sobre as consequências do uso de drogas em uma abordagem preventiva e educativa de valorização da vida.
Os alunos premiados em primeiro lugar em suas respectivas categorias foram: Geovana Bentes (2º ano da escola estadual Senador Cunha Melo); Juliana Bindá (3º ano da escola estadual Tereza de Jesus Vasconcelos); Letícia Leandro (4º ano da escola estadual Brigadeiro João Camarão) e Ulrich Gama (5º ano da escola estadual Carvalho Leal).
Os primeiros colocados em cada um dos segmentos (2º, 3º, 4º e 5º ano) receberam como prêmios, cada um, um netbook com leitor de DVD e uma mochila; os segundos e terceiros colocados foram premiados, cada um, com uma bicicleta.
Para a aluna Geovana Bentes, que estuda na escola estadual Senador Cunha Melo e conquistou a primeira colocação no segmento ‘2º ano do ensino fundamental’, o concurso é uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade para prejuízos ocasionados pela drogas. Ao produzir a arte de seu cartaz, a aluna disse que se inspirou em situações que valorizam a vida. “Eu me inspirei em crianças que gostam de estudar, de brincar com seus amigos e valorizam seus familiares”, contou.
Estudante Geovana Bentes, aluna da escola estadual Senador Cunha Melo foi vencedora na categoria ‘2º ano do ensino fundamental’
Gestora da escola estadual Senador Cunha Melo, professora Raimunda Ferreira comenta que a vitória da estudante – Geovana Bentes – é extensiva a toda comunidade estudantil. “Ficamos felizes por esta conquista. O premio é o reconhecimento a todos os alunos que estão empenhados no combate às drogas. Nos locais de grande vulnerabilidade a escola exerce um papel fundamental de mobilização”, ressaltou.
Nerivam Martins é professora da escola estadual Senador Cunha Melo e orientou a elaboração dos trabalhos dos alunos da instituição. Segundo ela, os professores podem contribuir de maneira significativa com a formação social dos estudantes. “Sempre busco falar para os meus alunos sobre a importância da família, de se agir com respeito para com o próximo e do combate às drogas. Como educadores, temos um papel fundamental na formação dos jovens.”, comentou a professora.
Relação de estudantes vencedores:
2º ano
1º lugar: Geovana Bentes dos Santos – E.E. SENADOR CUNHA MELO
2º lugar: Doralyce de Lima Pereira – E.E. RAIO DE SOL
3º lugar: Henrique Alves da Silva – E.T.I. HELENA ARAÚJO
3º Ano
1º lugar: Juliana Gabriele Bindá Pinto – E.E. TEREZA DE JESUS AZEVEDO DE VASCONCELOS
2º lugar: Kamile de Franca Marques – E.T.I. HELENA ARAÚJO
3º lugar: Ryan William Martins Bastos – E.M. DJALMA PASSOS
4º Ano
1º lugar: Letícia Nunes Leandro – E.E. BRIGADEIRO JOÃO CAMARÃO
2º lugar: Izabelly Caroliny Santos Souza – E.E. ERNANI NASCIMENTO SIMÃO
3º lugar: Marcellus Eduardo Alves Seixas – E.T.I. HELENA ARAÚJO
5º Ano
1º lugar: Ulrich Gama dos Santos – E.E. CARVALHO LEAL
2º lugar: Ana Paula Araújo Magalhães – E.M. THOMAS MEIRELLES
3º lugar: Beatriz de Oliveira Fernandes – E.E. LUIZ VAZ DE CAMÕES