Exposição sobre Anne Frank será aberta hoje, em Manaus

1
Anne Benchimol (D) destacou que a exposição contém diversos elementos que levam o visitante a pensar sobre as semelhanças e as diferenças entre aqueles eventos do passado e acontecimentos do mundo atual

Anne Benchimol (D) destacou que a exposição contém diversos elementos que levam o visitante a pensar sobre as semelhanças e as diferenças entre aqueles eventos do passado e acontecimentos do mundo atual

Alunos do ensino médio de escolas estaduais de Manaus e o secretário de Estado de Educação Rossieli Soares da Silva participarão da exposição “Anne Frank: uma história para hoje”. A mostra estará aberta ao público do dia 1º ao dia 31 de agosto, de segunda a domingo, no Manauara Shopping, bairro Adrianópolis, na avenida Mário Ypiranga (antiga Paraíba), Zona Centro-Sul de Manaus.

Produzida pela Anne Frank House, sediada em Amsterdã, a exposição conta a história da jovem alemã que foi vítima do nazismo, por meio de relatos da própria adolescente em um diário. Os escritos de Anne já foram traduzidos para mais de 60 idiomas. Depois de passar por cidades do sudeste do País, além de Brasília e Portugal, a mostra chega a Manaus, por meio de uma realização do Comitê Israelita do Amazonas (Ciam).

Segundo a diretora do Departamento de Gestão Escolar da Seduc (Degesc), Kátia Menezes, durante todo o mês de agosto, equipes da Seduc e da organização da mostra visitarão escolas da rede pública de Manaus para falar sobre a história de Anne Frank, e incentivar os estudantes a visitarem a exposição e conhecerem mais da história da adolescente alemã. “Mas desde já, todos os alunos estão convidados, juntamente com suas famílias, a visitarem a mostra. Pois é uma experiência muito importante para a formação de qualquer pessoa”, comenta Kátia Menezes.

Anne Frank morreu aos 15 anos de idade em um campo de concentração vítima do holocausto. A adolescente alemã tinha origem judaica. A publicação póstuma de seu diário a deixou mundialmente famosa. Nele, ela escrevia as experiências do período em que sua família se escondeu da perseguição aos judeus dos Países Baixos.

Como parte das atividades da exposição, ao longo do mês de agosto, a Bemol, que é parceira da mostra, oferecerá uma série de palestras sobre Anne Frank na sua sede localizada nos pisos Tucumã e Castanheira no Manauara Shopping. Um dos palestrantes do dia 21 será o secretário de Estado de Educação do Amazonas, Rossieli Soares da Silva. O tema da palestra, marcada para as 19h30, é “Anne Frank: uma vida”.

O ciclo de palestras do Programa Bemol de Educação do Consumidor inicia no próximo dia 5, às 19h30, com a Dra. Maria do Perpétuo Socorro R. Chaves falando sobre “Anne Frank: compromisso de diálogos entre etnias e respeito às minorias”. No dia 28, Márcio Souza, Bernardo Monteiro e Márcio Braz enceram a série de palestras falando sobre o holocausto.

Publicado pela primeira vez em 1947, o conjunto de relatos recebeu o nome de “Diário de Anne Frank” e é considerado um dos livros mais importantes do século XX. “Anne Frank: Uma história para” hoje é uma exposição documental que conta a história da adolescente pela perspectiva da família Frank, relacionada à história do holocausto a partir do relato de sobreviventes.

A exposição contém diversos elementos que levam o visitante a pensar sobre as semelhanças e as diferenças entre aqueles eventos do passado e acontecimentos do mundo atual. O objetivo da mostra é justamente estimular a reflexão sobre a importância, para os dias de hoje, de conceitos como tolerância, respeito mútuo, direitos humanos e democracia.

Composta de 30 painéis digitalizados e impressos a cores, a exposição contem reproduções de fotografias dos álbuns da família Frank e de arquivos históricos, com legendas e textos explicativos em português.

A exposição justapõe fotografias da família Frank a fotografias de eventos históricos da época, e mostra de que maneira as pessoas perseguidas, tais como a família de Anne, foram afetadas pelas decisões políticas e pela ação de indivíduos. A história da adolescente é mostrada em cinco períodos. Em cada um deles dá-se destaque a um tema relevante para os dias de hoje.