Finalistas do ensino médio podem concorrer a bolsas de estudo em universidade no Japão

bandeira_brasil_japao

Estudantes finalistas do ensino médio da rede pública de ensino ou que já tenham concluído os estudos (também na rede pública) podem concorrer este ano a uma bolsa de estudo no valor de R$ 2,3 mil (por mês), para estudar em uma universidade pública do Japão. O processo de seleção será realizado pelo Consulado Geral do Japão em Manaus e as inscrições acontecerão entre os dias 3 e 28 de junho.

Estão aptos para participar da seleção estudantes que, até dezembro de 2013, tenham concluído o ensino médio. Podem concorrer à bolsa de graduação os estudantes residentes nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. As provas escritas serão realizadas nos dias 11 (matérias específicas e Inglês) e 12 de julho (japonês).

As questões de todas as provas específicas são em Inglês, ou se o candidato preferir, em Japonês. As opções de cursos nas universidades são: Odontologia, Veterinária, Medicina, Farmácia (7 anos), Economia e Administração de Empresas (5 anos).

Entre os requisitos necessários para participar da seleção, os candidatos devem apresentar bom domínio da língua inglesa ou japonesa. Os candidatos que optarem por áreas de Ciências Humanas devem ter conhecimento de língua japonesa.

Sandra Nagase, do centro cultural do Consulado Geral do Japão em Manaus, informa que o candidato que conseguir a aprovação nos exames deve iniciar os estudos no Japão em abril de 2014. “É importante ressaltar que o aluno não receberá a bolsa de qualquer maneira. Só é aprovado o candidato que tiver uma média considerável em todas as provas”, ressalta Sandra Nagase, acrescentando que os candidatos podem escolher participar da seleção para até três cursos, desde que sejam da mesma área de conhecimento (Ciências Humanas ou Ciências Naturais).

Os candidatos que morarem no Amazonas deverão fazer a inscrição pessoalmente, na sede do Consulado Geral do Japão em Manaus, na rua Fortaleza, 416, bairro Adrianópolis. CEP: 69057-080. Já os candidatos residentes nos estados do Acre, Roraima e Roraima, os documentos para inscrição devem ser enviados via correios para o endereço do Consulado em Manaus até 25 de junho (data em que o material deve chegar ao Consulado).

Há duas décadas o Consulado Geral do Japão em Manaus realiza a seleção de alunos para estudarem no Japão. O processo seletivo é realizado todos os anos.

Oportunidade também para Mestrado e Doutorado

O Consulado Geral do Japão em Manaus também oferece bolsa para realização de pesquisas em universidades japonesas, que dá ao interessado a oportunidade de cursar o mestrado e/ou doutorado, caso venha a ser aprovado no exame de admissão da universidade japonesa. Inclui curso de língua japonesa nos seis primeiros meses do programa.

Mais informações sobre as duas seleções (bolsa de graduação e bolsa de pesquisa/nível pós-graduação) podem ser obtidas no endereço www.manaus.br.emb-japan.go.jp.

Modelos de provas de anos anteriores aplicadas na seleção podem ser acessadas no www.studyjapan.go.jp. Os telefones para contado no Consulado Geral do Japão em Manaus são (55-92)3232-2000/ FAX (55-92) 3232-6073.

Documentos necessários para inscrição:

1) Ficha de inscrição devidamente preenchida com 1 foto 3×4 recente;

2) Dissertação (em inglês, até 2 páginas, tamanho A4, digitado) explicando o motivo de opção pela graduação no Japão, o curso pretendido naquele país, as razões dessa escolha e a atividade profissional que pretende desenvolver no futuro;

3) Para os que concluíram o ensino médio: Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio (cópia) autenticada em cartório;

4) Para os que estão no 3º ano do ensino médio: Atestado de matrícula (original) e cópias simples dos boletins do 1º , 2º ano e do 1º bimestre do 3º ano do ensino médio;

5) Para os que concluíram o ensino médio e estão cursando o ensino superior: histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio (cópia autenticada em cartório); histórico acadêmico e declaração de aluno regular do ensino superior (original da instituição ou cópia autenticada em cartório);

6) Carta de recomendação do diretor ou professor da escola (em português e em papel timbrado da instituição)