Gestores escolares debatem o impacto das novas tecnologias na gestão educacional

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O impacto das novas tecnologias na gestão educacional foi elencado como um dos temas de discussão e reflexão durante o primeiro dia de trabalho do 9o. Encontro de Gestores Escolares promovido nesta semana pelo Governo do Estado via Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

A palestra com o referido tema foi ministrada pelo diretor do Centro de Mídias de Educação do Amazonas, professor José Augusto de Melo Neto.

Em sua exposição, José Augusto tratou sobre a importância das tecnologias para o desenvolvimento humano e social e evidenciou que, como em outros segmentos, o uso destas tecnologias no âmbito educacional é fator determinante para o sucesso.

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“No campo conceitual, devemos antes de tudo entender que a ‘tecnologia’ não está associada ao futuro, mas sim ao presente. Cabe a nós, gestores e educadores, garantir o acesso a estas tecnologias aos alunos”, frisou José Augusto, lembrando que o poder público estadual tem procurado garantir esse direito aos alunos e educadores.

O palestrante mencionou também que o conceito de tecnologia varia de acordo com o perfil e idade da pessoa. “Todavia não podemos perder de vista que a tecnologia está presente em todos lugares e deve ser por nós potencializada em nosso ofício de educador”, citou.

Pontuando algumas das iniciativas de inovação e implementação de novas tecnologias na rede pública estadual de ensino, professor José Augusto mencionou que além do repasse de notebooks para professores e mais recentemente dos quadros eletrônicos e interativos para as escolas, o Governo do Estado providenciará tablets para professores, os quais estarão equipados com um kit tecnológico denominado EvoBooks, que, dentre outras funções, permitirão a exposição de conteúdos em 3D. “Será mais um avanço que tratará mais modernização ao ensino em nossa rede”. destacou.

A palestra também contou com a contribuição, como debatedores, dos educadores da rede estadual de ensino Orlando Félix, Thiago Lima e Mário Ferreira.

Em suas contribuições os conferencistas e debatedores apresentaram e analisaram os resultados de uma pesquisa recém realizada com gestores escolares, a qual revelou o perfil de utilização das novas tecnologias disponíveis nas escolas.