Governador Omar Aziz abre o 9º Encontro de Gestores das escolas públicas estaduais

1

Na manhã desta segunda-feira (31) o governador Omar Aziz abriu oficialmente o 9º Encontro de Gestores das escolas públicas estaduais do Amazonas. Abrindo os trabalhos e falando sobre os objetivos da reunião, o governador fez um balanço de sua gestão pontuando iniciativas realizadas em prol do alunado e da valorização dos profissionais da Educação.

Na ocasião, acompanhado pelo vice-governador, José Melo, Omar Aziz assinou decreto assegurando estabilidade funcional a 1.301 servidores públicos da educação que pertenciam, até então á categoria dos denominados ‘apostilados’.

Conforme a Seduc, ao ingressar no serviço público a mais de dez anos – não por concurso público, como estabelecido hoje por lei – estes 1.301 servidores passarão a partir do decreto ter direito a aposentadoria, a 13º salário e a 1/3 de férias.

2

Na mesma oportunidade o governador Omar Aziz também assinou documento autorizando o aumento salarial, em 2,5%, para os 4.100 servidores públicos estaduais que realizaram no último ano a avaliação de progressão horizontal (prevista no PCCR) e que conseguiram a média estipulada para a aprovação. O alcance desta média está dando ao educador que a obteve o direito ao acréscimo salarial (em 2,5%) correspondente à Progressão Diagonal, proposta pelo novo PCCR da Seduc.

3

“Procuramos ao longo de nossa gestão à frente do Governo do Estado beneficiar os servidores da Educação com medidas até então inéditas. Dentre elas podemos destacar a revisão completa do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Seduc, o repasse de notebooks para todos os professores da rede estadual e também das redes municipais do interior, o compromisso com a efetivação da data-base por meio da qual revisamos anualmente o salários dos educadores e agora, mais recentemente, com a oferta de curso de pós-graduação para nossos professores, que é a maior oferta em larga escala no país”, apontou Omar Aziz.

Citando que a revisão da data-base (do ano corrente) será encaminhada nos próximos dias para aprovação da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), o governador lembrou que a a busca pela qualidade passa pela valorização dos educadores, que é uma das políticas do Governo do Estado.

Fazendo um balanço de sua gestão, Omar Aziz agradeceu ao empenho e colaboração de todos os profissionais da Educação no propósito de assegurar aos cidadãos do Amazonas um serviço educacional digno e de qualidade.

4

Encontro

Promover um espaço de integração, reflexão e discussão de temas educacionais, abordando a gestão educacional como processo mediador do desenvolvimento de um ensino de qualidade. Este é a proposta do 9º Encontro de Gestores organizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O evento será aberto oficialmente pelo governador do Estado, Omar Aziz.

Conforme o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, o encontro chega à sua 9a edição com o objetivo de contribuir com o processo de ensino a partir do aprimoramento da gestão. “Nos cinco dias de encontro, os temas selecionados pela Seduc para reflexão terão como referencial a gestão educacional, enfatizando o compromisso do gestor escolar na busca do aprimoramento da qualidade educativa, assim como na implantação de inovações pedagógicas, principalmente no que tange o alcance da metas educacionais estaduais e nacionais”, afirmou Rossieli Soares da Silva.

O encontro será promovido entre os dias 31 de março e 4 de abril de 2014 tem a finalidade permitir o aprimoramento da qualidade gerencial das escolas estaduais. Na oportunidade, além de momentos de plenárias, oficinas, relatos de experiência, colóquios e reuniões de trabalho serão realizadas palestras – ministradas por profissionais e técnicos de renome nacional – tratando de temas atuais relacionados ao cotidiano escolar.

Com o tema central “Ações Compartilhadas: Novos Caminhos para Gestão Educacional” o encontro de gestores buscará favorecer a reflexão profissional, é sugerir a elaboração de um plano de trabalho articulado com as novas demandas da atual realidade educacional para a concretização da Política Educacional do Estado do Amazonas.

O encontro será direcionado aos gestores de todas as 560 escolas públicas em funcionamento nos 62 municípios do Amazonas. Objetivando ampliar o debate, o Governo do Amazonas ampliará o encontro para a participação de coordenadores regionais de educação (do interior do Estado), coordenadores distritais (da capital) e coordenadores adjuntos pedagógicos, totalizando 700 pessoas.

Palestra Magna

A palestra magna que abriu os trabalhos foi ministrada pelo psicólogo e conferencista Waldez Ludwig, que pontuou os perfis profissionais observados no mundo profissional e destacou aqueles necessários para a conquista da qualidade e eficiência. “Criatividade, ética e senso de inovação são requisitos fundamentais para todas as áreas”, disse.

Ludwig citou também que no âmbito profissional, também independente da área, é um erro separar o ‘trabalho’ da ‘vida’. “Agindo assim, sempre estaremos insatisfeitos, independente da remuneração. O trabalho deve estar associado à vida e deve ser realizado com paixão”, apontou o psicólogo.