Governador Omar Aziz inaugura escola, lança pedra fundamental de Ceti e entrega tablets a professores de Maués

01

Na última quarta-feira (17) o governador Omar Aziz esteve no município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus) onde entre diversas providências e realizações em prol da comunidade local reinaugurou a escola estadual Walton Bizantino, entregou tablets para professores do ensino médio e lançou a pedra fundamental do primeiro Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) que será construído na localidade.

Além das obras educacionais, Omar Aziz anunciou para Maués obras de infraestrutura que incluem a recuperação de 108 ruas, o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Maués (ProsaiMaués). Acompanhado do vice-governador do Estado, José Melo, Omar Aziz entregou implementos agrícolas para cerca de 700 produtores rurais e também visitou a nova igreja matriz Nossa Senhora de Fátima e do Divino Espírito Santo, construída, em parte, com recursos doados por fiéis e com a ajuda do Governo do Estado e da Ambev.

Escola Estadual Walton Bizantino foi reformada pelo Governo do Estado.

Escola Estadual Walton Bizantino foi reformada pelo Governo do Estado.

Na escola estadual Walton Rodrigues Bizantino, o governador entregou 115 tablets para professores do ensino médio, resultado de parceria com o Governo Federal e anunciou que a secretaria Estadual de Educação (Seduc) está adquirindo o equipamento para todos os professores do ensino médio e também para os alunos do terceiro ano do ensino médio. O governador elogiou os resultados da educação em Maués, em especial à professora Lígia Magnani, diretora do anexo da Escola Estadual São Pedro, que obteve a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) do Estado (7.4).

Governador Omar Aziz entregou tablets a professores da rede pública estadual.

Governador Omar Aziz entregou tablets a professores da rede pública estadual.

Omar Aziz anunciou que 250 professores irão fazer curso de pós-graduação. Ele também elogiou o trabalho das escolas e das unidades de saúde na campanha de vacinação contra o HPV que conseguiram alcançar 100% do público alvo e anunciou que, nos próximos 30 dias, o mamógrafo destinado para a cidade começa a funcionar através do sistema de Telemedicina, com a imagem feita no município e o diagnóstico dado por especialistas, no hospital Francisca Mendes, em Manaus.

Tablets – Em Maués, o governo do Estado entregou tablets para 115 professores. Conforme o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, o benefício será assegurado a todos os professores concursados da rede pública estadual da capital e dos demais 61 municípios do interior do Amazonas.

Tablets foram repassados a 115 professores em Maués.

Tablets foram repassados a 115 professores em Maués.

“Iniciamos em Parintins e seguiremos um cronograma de entrega em todas as demais localidades do Estado. Os tablets que serão repassados além de favorecer a comunicação entre os usuários e potencializar as possibilidades de pesquisa contarão com aplicativos e recursos educativos pré-instalados para garantir um maior aproveitamento aos professores”, explicou Rossieli Silva, enfatizando que os equipamentos serão disponibilizados aos professores concursados da rede pública estadual e que estão exercendo atividades docentes em sala de aula.

Patrícia Leão de Souza, 41, é professora há 21 anos e hoje, graduada e pós-graduada em Matemática, atua na escola estadual Professora Maria das Graças Nogueira em Maués. Ela foi uma das educadoras beneficiadas com um tablet e enfatizou que o implemento é mais um importante recurso tecnológico a disposição dos docentes. “Estou confiante de que o uso facilitará o trabalho dos professores. Como ferramenta os talets poderão ser úteis na preparação de aulas, exposições de conteúdos e pesquisa. Aguardaremos agora as capacitações e instruções da Seduc para que possamos usar com mais eficácia o produto”, disse a professora.

Professora Patrícia Leão foi uma das beneficiadas com o implemento tecnológico.

Professora Patrícia Leão foi uma das beneficiadas com o implemento tecnológico.

O secretário da Seduc, Rossieli Silva acrescentou que primeiramente estão sendo repassados os tablets para os professores de ensino médio – por contar com recursos Federais exclusivos para tanto – mas que em seguida, os professores de ensino fundamental (e também alunos do 3º ano do ensino médio) receberão o material, estes com recursos do Governo do Estado.

De acordo com a Seduc o implemento será disponibilizado para todos os professores concursados que exercem atividades em sala de aulas.

Os tablets que começam a ser entregues aos professores da rede pública estadual apresentam as seguintes especificações e características:

– Tela multitoque e colorida de 7 polegadas;

– Câmera e Microfone para atividades multimídia;

– Porta USB para troca de arquivos e teclado;

– Saída de vídeo para uso em apresentação;

– Conteúdos educacionais pré-instalados;

– Corpo resistentes a choques e líquidos;

– Bateria com capacidade de duração de 5 horas;

– Carenagem colorida;

– Peso inferior a 700 gramas.

Em Maués, escolas também promoveram Mostra de Gestão.

Em Maués, escolas também promoveram Mostra de Gestão.

Na Mostra de Gestão, escolas apresentaram seus projetos, prêmios e índices educacionais.

Na Mostra de Gestão, escolas apresentaram seus projetos, prêmios e índices educacionais.