Governador Omar Aziz reinaugura tradicional escola Ruy Araújo

_DSC9658

O governador Omar Aziz, reinaugurou nesta quinta-feira, 26 de setembro, uma das escolas mais tradicionais de Manaus, a Escola Estadual Ruy Araújo, na cachoeirinha, zona sul. A unidade foi completamente remodelada e climatizada, ganhou um ginásio coberto, laboratório de informática, sala de mídia e de música, refeitórios e ambientes administrativos mais confortáveis, incluindo salas para professores, pedagogos e gestor.

“Trata-se de uma das mais tradicionais escolas de Manaus, que está sendo modernizada, dentro do novo padrão estabelecido paras as escolas estaduais, no qual as novas tecnologias estão inseridas”, disse o governador, Omar Aziz ao ressaltar que “o Ruy Araujo tem história e formou muita gente que já deu grande contribuição para o Amazonas”.

_DSC9908

Omar Aziz afirmou que, enquanto governador, tem se empenhado para melhorar a qualidade da educação, ampliando e melhorando a estrutura da rede de ensino, além de investir na qualificação e na remuneração dos professores, proporcionando as condições necessárias para que possam dar uma boa aula. “Vamos oferecer pós-graduação para 6 mil professores, para que possam fazer a progressão vertical na carreira; eles já receberam notebooks e, agora, estão ganhando tablets. Os alunos do 3º ano do ensino médio, que estão se preparando para o Vestibular, também receberão tablets. Tenho certeza que esse processo da melhoria da qualidade da educação é irreversível, assim como é irreversível o nosso projeto de, cada vez mais, fazer escolas de tempo integral”, completou.

Segundo o governador, todos os esforços visam fazer com que os estudantes do ensino fundamental e médio tenham as condições necessárias para que possam, no futuro, frequentar a universidade. “Eu sou fruto da educação que tive a oportunidade de receber dos meus pais. Da mesma forma, quero que milhares de pais possam ter seus filhos estudando em boas escolas. A base de uma sociedade é a educação. Para ter desenvolvimento tem que haver conhecimento”.

_DSC9738

O Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 1,4 milhão na obra da Escola Ruy Araújo, que passou a atender a um total de 1,3 mil alunos, oferecendo as modalidades de ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) no turno vespertino e também ensino médio (do 1º ao 3º ano) nos turnos matutino e noturno.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, a reinauguração da escola Ruy Araújo reforça o comprometimento do Governo do Estado com a educação de qualidade. “São importantes empreendimentos educacionais que mostram o compromisso do Estado em ampliar o atendimento e modernizar a rede educacional com escolas mais equipadas e contando com implementos tecnológicos e projetos pedagógicos diferenciados”, disse.

A diretora da Escola, Francinete Serrão, agradeceu ao empenho do Governo do Estado, que realizou a maior reforma desde que a Ruy Araújo foi fundada, em 1970. “Obrigada, governador, pelo empenho e a vontade de querer fazer o melhor pela educação no nosso Estado”, disse.

Patrono – Nascido em Pernambuco, Ruy Araújo veio para Manaus aos quatro anos de idade acompanhado por seus pais, Francisco de Araújo Filho e Francelina Barbosa de Araújo. Dedicado aos estudos, se destacou no Colégio Amazonense Dom Pedro II onde concluiu o ensino médio e em seguida ingressou na Universidade Federal do Amazonas, onde formou-se bacharel em Direito. Casou-se com Helena Cidade de Araújo com quem teve três filhos.

Trabalhou nos Correios durante 13 anos, depois pediu licença para ampliar seus planos. Deixando as funções postais, tornou-se Promotor de Justiça atuando em várias comarcas do interior do Amazonas. Como magistrado também presidiu audiências no Estado do Mato Grosso, melhorando os atendimentos e criando cartórios.

Em Manaus foi nomeado delegado de Polícia e chefe de Polícia do Estado. Nestas funções mostrou um ótimo desempenho, sendo respeitado pelo profissionalismo e ética. Depois de ser nomeado procurador pelo Governo Federal, Ruy Araújo se aposentou, mas não abandonou o ofício. De 1937 até 1945 exerceu o cargo de secretário geral do Estado e com uma vasta experiência, atuou de forma exemplar, defendendo os interesses dos cidadãos.

Ruy Araújo também foi deputado federal e estadual, em cujos mandatos lutou pela ética política. Substituiu sete vezes o governador Arthur Reis e foi condecorado com adereços e medalhas de mérito. Sua formação acadêmica era sólida e ilibada e, com apreço pelas palavras, publicou obras e folhetins.

Foi um homem considerado honesto e justo em seus pensamentos e ações, sempre lutando para que suas decisões fossem cumpridas. Nos palanques e comícios defendia o bem comum e condenava práticas ditatoriais.

Aos 65 anos de idade, Ruy Araújo foi vitimado por um ataque cardíaco que o levou ao falecimento. Como reconhecimento à sua trajetória e pela relevância de suas ações em benefício da população do Amazonas, é patrono e confere seu nome a uma tradicional escola pública estadual, no bairro Cachoeirinha, e ao atual plenário da Assembléia Legislativa do Estado.

FOTO: ALEX PAZUELLO / AGECOM