Governo do Amazonas inaugura primeiro Centro Educacional de Tempo Integral (CETI)

Untitled Document

Na próxima segunda-feira, dia 8 de fevereiro, será inaugurado, em Manaus, o primeiro Centro Educacional de Tempo Integral Marcantonio Vilaça II (Ceti). Localizado na Avenida Max Teixeira, no bairro Cidade Nova 1 (Zona Norte de Manaus), o empreendimento é o primeiro de um total de 15 que serão inagurados ainda este ano pelo Governo do Estado em atendimento à população da capital e do interior.

Com investimento da ordem de R$ 6 milhões, cada Ceti foi estruturado para atender com a máxima qualidade a um total de mil estudantes diariamente. Além de ter acesso a um ensino integral e contando com atividades escolares e extra-curriculares, os Cetis oferecerão oportunidades diferenciadas aos estudantes, permitindo-lhes usufruir de programações de desporto, cursos, atividades sócio-educativas e de saúde.

“A meta é oferecer aos estudantes, serviços educacionais com a máxima qualidade, inaugurando um novo tempo na educação estadual e realizando o sonho de muitas famílias que poderão ter seus filhos ingressando em escolas-modelo e sendo preparados para um futuro promissor”, afirmou o Governador do Estado, Eduardo Braga.

A inauguração do Centro Educacional de Tempo Integral Marcantônio Vilaça II contará com a participação do Governador do Estado, Eduardo Braga, do Vice Governador, Omar Aziz, do Secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim e também do ex-Ministro do Tribunal de Contas da União e atual Presidente da Academia Brasileira de Letras, Macos Vinícius Vilaça (pai de Marcantonio Vilaça).

Ceti: Infraestutura diferenciada
Construído em uma área de 10 mil metros quadrados, cada Ceti tem capacidade para atender a mil estudantes e sua estrutura física foi projetada pelo Governo do Estado para ser um modelo educacional.

Cada uma das unidades do Ceti é equipada com 24 salas de aulas climatizadas, piscina semi-olímpica, laboratório de ciências, quadra poliesportiva, sala de dança, auditório, laboratório de informática, academia, refeitório, campo de futebol, sala de dança, sala de artes plásticas, sala de música, laboratório de ciências, laboratório odontológico e psicológico.

O Ceti é construído em três pavimentos (pisos) e também está equipado com ambientes administrativos (secretaria, sala de professores, sala de técnicos e gestores), área de convivência, banheiros masculinos e femininos (adaptados para portadores de necessidades especiais) e poço artesiano.

Homenagem
O novo Ceti, que será inaugurado na próxima segunda-feira (dia 8 de fevereiro) terá como o patrono um dos principais responsáveis pela projeção da arte contemporânea brasileira no exterior: Marcantonio Vilaça. Nascido em Recife, capital de Pernambuco, em 30 de agosto de 1962, Marcantonio Vilaça é considerado um dos principais responsáveis pela projeção da arte contemporânea brasileira no exterior e uma das personalidades mais relevantes das artes plásticas brasileiras nos últimos 20 anos.

Jovem, entusiasta e com espírito empreendedor, Marcantonio Vilaça contribuiu de forma marcante para a cultura nacional, não só por meio do incentivo aos novos talentos como também pela abertura de novos espaços para a projeção da arte brasileira no mercado internacional. Era advogado por formação, mas mesmo bem sucedido na advocacia, decidiu voltar seus olhos à sua verdadeira paixão: as artes plásticas.

Marcantonio Vilaça faleceu no dia 1º de janeiro de 2000, vítima de acidente vascular cerebral, em Recife. A árdua tarefa em divulgar a arte nacional em todos os cantos do mundo o tornou um exemplo para o povo brasileiro.

A inauguração contará com a presença do atual presidente da Academia Brasileira de Letras – e pai de Marcantonio Vilaça – Marcos Vinícios Vilaça, que será homageado pela Secretaria de Estado de Educação.

Abertura do ano letivo
No dia em que será inaugurado o novo Ceti, o Governador do Amazonas, Eduardo Braga, abrirá oficialmente o ano letivo das escolas públicas estaduais. Nesta data, aproximadamente 530 mil estudante iniciam as atividades escolares nas 540 escolas da Seduc em atividade nos 62 municípios do Estado.

Simbolicamente, na abertura do ano letivo no novo CETI o Governador Eduardo Braga e o secretário de Educação, Gedeão Amorim, farão a entrega de kits escolares para estudantes e professores da escola, material este que também será disponibilizado gratuitamente em todas as unidades de ensino da Seduc no Amazonas.

Os kits escolares dos estudantes são compostos por materiais didático (tais como: cadernos, lápis, canetas esferográficas, borracha, etc) e os kits para os professores são compostos por agenda, canetas esferográficas, apagador de quadro branco e demais itens.

Novas inaugurações
De acordo com o Secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, o Governo do Estado vai inaugurar no decorrer deste ano aproximadamente vinte novas escolas, dentre Centros Educacionais de Tempo Integral e escolas de modelo-padrão.

Somente neste semana de início do ano letivo, o Secretário informou que serão inauguradas, além do Centro Educacional Marcantonio Vilaça II (8/fevereiro, às 10h) a escola estadual Zilda Arns, no bairro Nova Cidade (9/fevereiro, às 16h) e o Centro Educacional de Tempo Integral Garcitylzo do Lago Silva, na Comunidade Parque Riachuelo (10/fevereiro, às 16h).

“Até o final do ano estão previstas as inaugurações de 15 Cetis, atendendo aos bairros: Compensa, Cidade Nova, Jorge Teixeira, Nova Cidade, Campos Elísios, Nova Vitória, Manaus Moderna, Monte das Oliveiras, Tancredo Neves, Cidade de Deus, Conjunto Áurea Braga, Conjunto Cidadão 5, Conjunto Cidadão 10, Parque Riachuelo e demais.