Governo do Estado certifica a primeira turma de estudantes beneficiados pelos programas “Pró-Engenharias” e “RH-TI”

IMG_4853

Um grupo de 60 jovens, estudantes do ensino médio da rede pública estadual foi certificados, nesta terça-feira (17) pelos programas estratégicos de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias (Pró-Engenharias) e de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI).

Oportunizados pelo Governo do Estado de forma inédita no Brasil e sendo coordenados conjuntamente pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), os dois programas têm por finalidade suscitar talentos para as áreas de exatas e favorecer o surgimento de profissionais de referência em engenharias e no segmento das tecnologias da informação (TI).

Os 60 estudantes que receberam a certificação representam a primeira turma de formandos dos dois cursos, que abrirão vagas para a participação de novos alunos em 2014, conforme anunciado pela diretora-presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão. “Os programas terão continuidade e serão aprimorados. O Governo do Estado já está trabalhando na formatação do novo edital de seleção e já destinou dois milhões de reais para o desenvolvimento das futuras atividades”, anunciou Maria Olívia Simão.

Programas beneficiaram 60 estudantes da rede pública estadual no biênio 2012-2013.

Durante a cerimônia de certificação, a diretora-presidente da Fapeam destacou a motivação e a perseverança dos estudantes em concluir os trabalhos. “Colocamos em prática este projeto-piloto que foi muito bem sucedido em sua primeira etapa de desenvolvimento. Recebendo um acompanhamento especializado, a participação no Pró-Engenharias e no RH-TI faz de cada um dos participantes um diferencial para o ingresso no ensino superior e, futuramente, para a inserção no mercado”, apontou Maria Olívia.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Odenildo Sena, destacou o caráter inovador dos programas estaduais e parabenizou os primeiros formandos. “Há de se destacar que esta experiência é inédita no Brasil e posiciona o Amazonas como Estado precursor no fomento ao surgimento de engenheiros e profissionais de TI”, destacou o secretário.

Odenildo Sena citou também que, por meio dos dois programas, o Estado do Amazonas aponta uma solução para o que ele chama de ‘crise’ brasileira. “É notável o déficit de engenheiros. Com os dois programas, o Amazonas faz frente a esse desafio”, mencionou o secretário.

A secretária adjunta Pedagógica da Seduc, Magaly Portela Régis, parabenizou os 60 estudantes que concluíram os programas e os motivou a dar continuidade aos estudos. “Parabenizamos a todos e enfatizamos que ainda há uma longa jornada para ser seguida por cada um. Integrando a primeira turma dos dois programas, vocês foram privilegiados e cabe a cada um colocar em prática, agora no ensino superior, as orientações recebidas pela equipe técnica que os acompanhou”, apontou Magaly Régis.

Aprendizado

Bianca Gomes é estudante do Colégio Amazonense Dom Pedro II e conclui a formação em RH-TI. Satisfeita com o aprendizado adquirido, a jovem revela que pretende dar continuidade aos estudos e ingressar no ensino superior. “Participando do programa crescei muito, como estudante e como pessoa. Confesso que não tinha muito interesse pela área (de exatas), mas a formação ampliou minhas perspectivas e hoje pretendo ingressar no ensino superior e buscar uma maior qualificação”, mencionou.

Formanda Bianca Gomes recebeu o certificado das mãos da secretária adjunta Pedagógica da Seduc, Magaly Régis.

Para Sandro de Oliveira, que é aluno da escola estadual Francisco das Chagas Albuquerque e concluiu o Pró-Engenharias, a certificação é só o ‘primeiro passo’ de uma jornada que terá continuidade. “O certificado que hoje recebemos é apenas o começo. Estamos motivados e temos pela frente: faculdade, mestrado e doutorado. Os frutos, com certeza, colheremos em um futuro próximo”, disse Sandro.

Formando Sandro de Oliveira e secretário de Ciência e Tecnologia, Odenildo Sena.

Pioneirismo

Lançados de forma pioneira no país, os programas Pró-Engenharias e RH-TI asseguraram aos estudantes um acompanhamento especializado.

Participando dos programas, desenvolvidos no espaço do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), os alunos contaram com uma equipe de professores, responsáveis por ministrar os conteúdos programados, esclarecer dúvidas, acompanhar pedagogicamente o desenvolvimento das ações e desenvolver projetos em prol do aprendizado.

Inseridos nos programas, cada um dos 60 estudantes recebeu um netbook, uniformes, tiveram acesso a refeições diárias e também a uma bolsa de incentivo, mensal, no valor de R$ 196,00.

Os jovens que participantes foram selecionados tendo como base as maiores médias obtidas no Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Conforme a coordenação de ambos os programas, logo que ingressaram no ensino superior, os estudantes que integraram o Pró-Engenharias e o RH-TI continuarão sendo assessorados pela equipe e também receberão, ao longo da graduação, uma bolsa de estudo associada a atividades de pesquisa.