Governo do Estado construirá 30 novas escolas indígenas

Ao participar da Conferência Escolar Indígena do Alto Rio Negro, que será concluída amanhã (18), no município de São Gabriel da Cachoeira (a 860 quilômetros de Manaus), o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Timóteo Amorim, anunciou várias ações que serão empreendidas pelo Governo do Estado para o segmento.

Dentre as novidades que serão postas em prática já em 2009, o secretário da Seduc anunciou a construção de 30 novas escolas indígenas em diversas localidades; uma parceria com a FioCruz para a implementação de turmas de ensino médio profissionalizante integrado na área de saúde; um convênio com o Exército Brasileiro para construção e recuperação de escolas na área de fronteira, além de capacitação de professores, implantação do ensino médio indígena em pelo menos nove pólos e outras ações empreendidas pelo Governo do Estado por meio da Seduc.

No encontro realizado em São Gabriel da Cachoeira e que contou com a participação de aproximadamente 200 indígenas de 23 etnias, o secretário foi conferencista, discursando sobre ‘Política, Gestão e Financiamento da Educação Escolar Indígena’, Gedeão Amorim traçou um panorama do segmento no Amazonas e apontou os novos investimentos que serão empreendidos pelo Estado já em 2009. “Neste ano, investimos mais de R$ 13 milhões em ações educacionais voltadas aos povos indígenas. Para 2009, vamos intensificar nossas ações, chegando a lugares distantes e garantindo um ensino de qualidade às etnias”, disse o secretário.

Dentre as ações, Gedeão anunciou a construção de 30 novas escolas em diversos municípios. “O Governo do Estado, no atendimento às reivindicações das etnias, vai inaugurar 30 escolas em diversos pontos do Amazonas. O processo de licitação está em andamento e somente em São Gabriel da Cachoeira, seis escolas serão construídas”, anunciou o secretário.

Ainda em atendimento às populações indígenas da região do alto Rio Negro, sobretudo às que vivem em área de fronteira, a Seduc firmou recente convênio com o Exército para a construção e também reforma de várias escolas indígenas. “Dentre as ações que já estão programadas, serão reformadas em São Gabriel da Cachoeira as escolas estaduais Sagrado Coração de Jesus, Tenente João e Irmã Conceição, todas localizadas em comunidades indígenas”, apontou.

O secretário também anunciou que a Seduc está firmando parceria com a FioCruz e vai implantar cinco turmas de ensino médio profissionalizante na área de saúde. “Este programa beneficiará inúmeros jovens e será iniciado já em fevereiro de 2009”, anunciou o secretário.

Conferência

A Conferência Escolar Indígena do Alto Rio Negro, realizada em São Gabriel da Cachoeira, também reuniu povos indígenas dos municípios de Santa Izabel do Rio Negro e Barcelos. A conferência foi fomentada e realizada por vários órgãos parceiros, dentre os quais, Seduc, Funai, Consed, MEC, Prefeituras Municipais e é um preparativo para a conferência nacional, que acontecerá em 2009. Representantes de todos os órgãos envolvidos participaram da conferência.