Governo do Estado dá início a programa gratuito de pós-graduação para professores da rede pública estadual

001

Valorizando o magistério e projetando impulsionar o ensino público no Amazonas a partir da qualificação dos educadores, o Governo do Estado deu início neste sábado (29) ao programa de pós-graduação em Metodologia do Ensino para a Educação Básica que beneficiará 3.350 professores da rede pública estadual.

A aula inaugural do programa foi realizada no auditório Canaã, localizado na Avenida General Rodrigo Otávio, nº 1655, bairro Japiim e contou com a participação de aproximadamente dois mil professores inscritos no programa.

A pós-graduação é uma iniciativa do Governo do Estado viabilizada em regime de parceria pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O curso será ministrado, ao longo de vinte meses, em aulas presenciais para professores de Manaus, Tabatinga, Tefé e Parintins. Para os professores dos demais 58 municípios do Amazonas as aulas serão ministradas via videoconferência a partir do Centro de Mídias de Educação do Amazonas. Para os demais 58 municípios o edital de inscrição deve ser lançado nas próximas semanas.

Na abertura dos trabalhos, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, explicou que com o programa o Governo do Estado busca oferecer oportunidades de formação para os docentes da rede pública. “É o maior programa de pós-graduação voltado para docentes da rede pública, já implantado no Amazonas. Por determinação do governador Omar Aziz, queremos que este seja apenas o primeiro passo de uma grande ação onde pretendemos futuramente ampliar o leque de possibilidades neste segmento e oferecer mestrado aos docentes que desejarem”, citou o secretário da Seduc.

Secretário da Seduc, Rossieli Soares, participou da aula inaugural da pós-graduação.

Conforme Rossieli Soares, a oferta gratuita do curso de pós-graduação oferecida pelo Governo do Estado é a maior do país. Com duração de 20 meses o curso procurará oferecer subsídios teóricos e práticos para os docentes.

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa também participou da cerimônia de abertura do curso e disse que a Universidade se sente grata ao contribuir com a formação dos professores da rede estadual.

Expectativa

Inscrito no curso, o professor Jeferson da Silva Miranda, que é graduado em Língua Portuguesa e leciona na escola estadual Júlio César de Moraes Passos, no bairro da Cidade Nova, disse que a oportunidade surgiu na hora certa em sua vida. “Me inscrevi por acreditar que preciso expandir meus horizontes, buscando novos conhecimentos. Abraçarei a causa e me dedicarei ao curso que tenho certeza, contribuirá com a minha formação e consequentemente com o aprendizado dos alunos os quais em acompanho como professor”, disse.

Bruna Camila, que é graduada em Ciências Natureza e atua como docente no Ceti Elisa Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira, também iniciará o curso com grande expectativa. “Me formei há quatro anos e até então não tive a oportunidade de me especializar. Fiz minha inscrição por acreditar na qualidade do curso que será oferecido pela UEA e sob a justificativa de que o professor deve, constantemente, renovar seus conhecimentos e métodos. Além de buscar essa renovação, pretendo com a pós, aprimorar minha atuação como docente na escola”, ressaltou.

A aula inaugural contou com palestra magna ministrada pelo professo doutor, Walmir Albuquerque de Oliveira, doutor em Comunicação Social e que já foi reitor da Universidade Federal do Amazonas.