Governo do Estado dá início ao Censo Escolar da Educação Básica 2014

IMG_1904

Sob a coordenação regional da Seduc, censo escolar contabilizará dados escolares das redes Estadual, Municipais e Particulares de todo o Amazonas.

O governador do Estado, José Melo de Oliveira, abriu oficialmente nesta segunda-feira (26) no Centro de Educação de Tempo Integral Elisa Bessa Freire, na zona leste de Manaus, o censo escolar da Educação Básica 2014. Os trabalhos foram iniciados com a capacitação de 350 técnicos da capital e do interior do Amazonas.

Coordenado regionalmente pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) o censo da educação básica contabilizará dados escolares das redes Estadual, Municipais e Particulares de todos os 62 municípios do Amazonas.

De acordo com o governador José Melo, o trabalho gerado pelo censo é imprescindível para o desenvolvimento educacional. “Com as informações adquiridas pelo censo escolar, o poder público tem um diagnóstico preciso da rede de ensino e pode projetar melhorias, financiando ações em prol da comunidade escolar”, aponto o governador.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, as informações do censo servem de referência para a formulação de políticas públicas e para a execução de programas na área da educação. “Incluindo investimentos em transporte, merenda e uniformes escolares; distribuição de livros didáticos, financiamento para capacitações de professores, ampliação de escolas, dentre outros”, citou Rossieli Silva.

Amazonas conta com mais de 1 milhão de alunos

Conforme informações do último censo escolar (2013), o Amazonas conta com 1.192.133 estudantes, sendo 493.853 matriculados em escolas da rede estadual e 591.273 em escolas das redes municipais. Do contingente total de alunos, 97.399 estão matriculados em escolas de tempo integral.

O último censo revelou também que o Estado conta com 5.541 estabelecimentos de ensino, sendo 692 da rede estadual (incluindo as unidades que oferecem o ensino mediado por tecnologias / Centro de Mídias) e 4.581 das redes municipais de ensino.

O Estado conta, conforme o último censo, com 41.202 professores, sendo 15.086 da rede estadual e 25.399 das redes municipais.

A gerente de Pesquisa e Estatística da Seduc, Silvana Morais, ressaltou que o censo escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O secretário municipal de Educação de Manaus, Humberto Michiles também esteve no evento de abertura do censo e lembrou que as informações coletadas colaboram com a gestão pública de qualidade.