Governo do Estado e UnB divulgam relatório de rendimento das escolas amazonenses

Na última segunda-feira o Governador do Amazonas, Eduardo Braga, juntamente com o Secretário de Estado da Educação, professor Gedeão Amorim, divulgou o relatório com os resultados do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM).

Recém implantado pelo Governo do Estado por meio da Seduc, o Sadeam conta com a assessoria da Universidade Federal de Brasília (UnB/Cespe) e servirá de subsídio para implementação de ações pedagógicas que possam melhorar efetivamente o rendimento escolar dos estudantes e a qualidade do ensino no Estado.

O vice-reitor da UnB, Dr. João Batista de Sousa também participou do evento e apresentou os objetivos e os métodos utilizados pela Universidade na avaliação aplicada junto a todas as escolas do Amazonas.

O encontro foi acompanhado por todos os 540 gestores de escolas estaduais da capital e do interior, além de coordenadores distritais e municipais de educação do Estado.

Por meio do relatório do Sadeam, cada escola estadual recebeu o desempenho de cada aluno e em quais disciplinas os estudantes estão apresentando maiores dificuldades de aprendizado. Acompanhado de um guia situacional, o Sadeam permitirá às escolas saber como podem melhorar seus índices de aprendizagem.

O encontro de divulgação e acompanhamento do Sadeam seguirá até o próximo sábado (7) e no decorer desta semana, os gestores e coordenadores municipais de educação do interior do Estado participam de um curso sobre sistemas de avaliação educacional de larga escala e também de oficinas ministradas por pedagogos, estatísticos e profissionais especializados em avaliação do desempenho educacional da Universidade de Brasília.

Para o Governador Eduardo Braga, a novo sistema de avaliação – Sadeam – permite que cada escola saiba a melhor forma de direcionar suas ações, pensando em superar seus pontos fracos e avançar ainda mais nos pontos fortes. “O Sadeam, além do resultado, dá um diagnóstico situacional, indicando políticas que podem ser adotadas por cada escola”, afirmou.

Eduardo Braga deestacou ainda que o foco para se atingir melhores resultados é a gestão. “Hoje, cem por cento de nossos professores são graduados, mais de 22% possuem alguma pós-graduação, todos os gestores têm pós-graduação em gestão escolar, as escolas estão bem estruturadas, então o foco deve ser o gerenciamento, pois com a gestão bem organizada e planejada atingiremos ótimos resultados”, disse.

Braga citou ainda que o Amazonas vem avançando constantemente no campo da educação. “Antes – no ranking nacional do Ideb – o Amazonas figurava na penúltima colocação. Nos últimos anos demos um grande salto de qualidade no ranking das redes públicas de educação já estamos em 13º lugar. Nossa meta é estar entre as 10 melhores rede do país já no próximo ano”, citou o Governador.