Governo do Estado inaugura quarta escola na Zona Norte

Dando continuidade as inaugurações deste início de ano letivo, o Governo do Estado inaugurou na última segunda-feira (dia 1º. de março) a Escola Estadual Ana Neiry Marques da Silva – homenagem a uma agente comunitária de saúde do bairro Monte Pascoal, localidade onde é instalada a escola, na zona Norte de Manaus.

Contando com uma estrutura física de 12 salas de aulas climatizadas distribuídas em dois pavimentos, auditório, laboratório de ciências, laboratório de informática, quadra coberta, biblioteca, refeitório, entre outros ambientes, a escola atenderá a 1.040 estudantes do ensino fundamental de 1º ao 9º ano, além do 1º do ensino médio, durante o turno matutito e vespertino, e na parte da noite oferecerá cursos profissionalizantes através do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), aos moradores do bairro.

Durante a cerimônia de inauguração da escola, estiveram presentes o Governador do Estado, Eduardo Braga, o Vice-governador Omar Aziz e o Secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim.

A Escola Estadual Ana Neiry Marques da Silva complementa um plano de construção de escolas direcionada para a Zona Norte de Manaus. Cinco escolas, sendo elas: Escolas Estaduais Ayrton Senna, Haideê Cabral Lira, Raio de Sol, Jefferson Peres e Ana Lúcia de Moraes Costa e Silva, já foram implantadas na localidade no ano passado.

Para atender a crescente demanda da zona Norte de Manaus, o secretário da Seduc, Gedeão Amorim, informa que já inaugurou três novas escolas naquela área e mais duas até o dia 8 de março. São elas:

1) Centro Educacional de Tempo Integral Marcantônio Vilaça II (av. Max Texeira, Cidade Nova),
2) Ceti Garcitylzo do Lago e Silva (bairro Tarumã),
3) Escola Estadual Zilda Arns Neumann (Conj. Cidadão V)
4) Escola Estadual Ana Neiry Marques da Silva (conj. Galiléia II),
5) E. E. Rafael Henrique Pinheiro dos Santos (Comunidade Jesus me Deu).

Estas cinco novas escolas que terão turmas do ensino fundamental e ensino médio oferecerão, juntas, 6.000 novas vagas. “Desde 2005, trabalhamos com um planejamento para a expansão da nossa rede física, com base em estudos sobre a demanda populacional da cidade de Manaus. Desta forma, desde 2005, conseguimos acabar com o turno intermediário nas escolas estaduais de Manaus”, destaca o secretário da Seduc.

De acordo com o Secretário de Estado de Educação, Gedeão Amorim, a grande quantidade de escolas entregues nesta zona se dá pela demanda na área. “No ano de 2009, registramos 72 mil matrículas na rede estadual só nesta zona da cidade e neste ano de 2010 já matriculamos 81 mil estudantes”, acrescentou.

Ana Neiry
Ana Neiry Marques da Silva nasceu em Benjamin Constant, interior do Amazonas, no dia 26 de Março de 1976. Em 1999, aos 23 anos, por fruto de seus estudos, Ana Neiry foi selecionada para ser Agente Comunitária de Saúde e passou a atuar no Monte Pascoal, bairro em que morava. O emprego foi a oportunidade que a jovem esperava para ajudar no orçamento da casa e desenvolver um trabalho que sempre gostou: ajudar as pessoas.

Ana Neiry, conforme relato de amigos e familiares, não media esforços para diminuir o sofrimento das pessoas doentes que procuravam o posto de atendimento onde trabalhava. Dentre suas funções, a jovem cadastrava os moradores que precisavam de assistência médica, marcava as consultas e era responsável por uma ampla área de atuação no bairro.

No mesmo ano em que começou a trabalhar como Agente Comunitária de Saúde, em 1999, ficou muito doente ao adquirir pneumonia. Sofreu muito, perdeu bastante peso e veio a falecer no dia 16 de fevereiro de 2000.

Escola Estadual Rafaiel Henrique Pinheiro
No próximo dia 4, o Governo do Estado inaugura mais uma escola na Zona Norte. Homenageando o comunitário Rafaiel Henrique Pinheiro, a escola atenderá cerca de 1,5 mil alunos do Ensino Médio, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos nos três turnos.