Governo do Estado lança concurso escolar em combate à dengue

 O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) lançou nesta terça-feira (14), no auditório do Ceti Áurea Braga, o 5º concurso escolar sobre a dengue no Amazonas. Com o tema “Sempre é hora de combater a dengue”, a iniciativa premiará, em todos os 62 municípios do Amazonas, os melhores desenhos, slogans, redações e experiências pedagógicas no combate à proliferação da doença.
 
A ação sócio-educativa planejada pelo Governo do Estado visa sensibilizar a comunidade quanto ao papel da escola na prevenção e no controle da dengue, estimulando alunos, professores e gestores a se tornarem agentes de informação em suas casas e comunidades.
 
Neste ano, o concurso será promovido nas categorias: “Desenho” (para os estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental), “Slogan” (para os do 6° ao 9° do ensino fundamental), “Redação” (para os do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos) e “Experiência Pedagógica” (para os professores e gestores de escolas da Educação Básica).
 
Segundo a diretora do Departamento de Gestão Escolar da Seduc, Maria do Carmo Polari, a meta é mobilizar escolas da capital e do interior do Amazonas objetivando reduzir a proliferação do mosquito transmissor da dengue por meio de medidas educativas. “A redução dos focos de dengue são bem mais efetivas quando se trabalha a prevenção. Nessa perspectiva a educação para uma vivência saudável faz a diferença”, mencionou.
 
Concurso escolar foi lançado no Ceti Áurea Braga com a participação de representantes da Seduc e da FVS
 
Durante o encontro de lançamento do concurso a coordenadora do programa Saúde do Escolar, aplicado pela Seduc, Delta Segadilha, explicou que diferente de edições anteriores, o concurso deste ano está aberto para todos os municípios do Amazonas, envolvendo tanto as escolas da rede estadual quanto municipais. “Anteriormente, o certame tinha como foco somente os municípios com maior incidência da doença. Hoje, reforçando a prevenção, ele é para todo o Amazonas”, informou.
 
Boas práticas
 
Durante o evento de lançamento, foram premiadas as mais relevantes ações escolares desenvolvidas no ano de 2011. Dentre as ações em destaque está a experiência pedagógica desenvolvida em Manaus pela escola estadual Senador Flávio Brito, que pelo desempenho foi premiada com um netbook.
 
Segundo a gestora da instituição, professora Erenilce de Sousa, o reconhecimento é muito gratificante e é fruto de um trabalho desenvolvido com êxito em benefício dos estudantes e da comunidade onde a escola está inserida. “Foi um trabalho intenso desenvolvido no período de três meses, onde demonstramos aos nossos estudantes, seus pais e comunitários do bairro da Compensa as causas e conseqüências da doença, focando na questão da prevenção”, disse a gestora. 
 
Inscrições
Os estudantes (com trabalhos individuais) e as escolas (com relatos de experiências pedagógicas) que desejarem participar do concurso deste ano poderão viabilizar suas inscrições até o dia 19 de outubro.  
 
Os trabalhos vencedores serão anunciados até o final do ano letivo e os trabalhos vencedores serão premiados com netbooks, bicicletas, datashow, troféus e outros brindes.