“Guias de Espécies Amazônicas” elaborado pelo Inpa estará acessível em bibliotecas escolares

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com o Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa) promoveu na última terça-feira (05) um ciclo de palestras tratando sobre Biodiversidade e espécies amazônicas.

Na ocasião, aos professores foram entregues 300 kits contendo guias sobre Lagartos, Samambaias, Marantágeas e tratando sobre a Reserva Ducke.

Os guias fazem parte de um trabalho pioneiro realizado pelo Inpa de catalogação e estudo de espécies amazônicas e hoje está disponível em todas as bibliotecas escolares da capital.

O encontro interinstitucional alertou sobre a importância do incentivo à preservação e divulgou guias de espécies produzidos pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade (Ppbio) do Inpa que podem servir como apoio pedagógico em sala de aula.

O evento foi realizado no auditório da reitoria da Universidade do Estado do Amazonas reunindo cerca de 200 professores de ciências, biologia e áreas afins.

Segundo o pesquisador e integrante do Ppbio, Ricardo Braga, o material que pode ser encontrado no guia, é resultado de anos de estudos. “O guia de samambaias, por exemplo, demorou dois anos para ser produzido. Já o de sapos, foram necessários 10 anos de trabalho para se chegar a este material”, afirmou.

Os guias são produzidos em inglês e português. Além de explicar como cada espécie vive, se reproduz, entre outras características, o material traz uma grande quantidade de fotos, úteis para pesquisas.

Para a professora de 1º ao 5º ano da escola estadual Natália Uchoa, Célida da Silva, as palestras apontaram meios didáticos de falar sobre meio ambiente para estudantes de todas as idades. “Como trabalho com crianças de 6 a 11 anos é preciso que eu utilize instrumentos que chamem atenção deles. É preciso instigar no aluno a curiosidade e a vontade de aprender”, disse.

Célida disse que os guias são diferenciados pois acompanham vídeos que podem exibidos para os estudantes em sala de aulas. “É importante que o aluno conheça não só teoricamente aquilo que está aprendendo. Quando ele visualiza, passa a assimilar o assunto com muito mais facilidade”, complementou.

Outros 13 guias já estão sendo produzidos pelo Inpa, através do Ppbio. As próximas edições serão sobre peixes, fungos, dentre outras espécies encontradas no Estado e na Amazônia que ainda não foram totalmente exploradas cientificamente.