Implantado em escola estadual, centro de lutas revela campeões em competição nacional

Bruna Souza (com a bandeira do Amazonas) conquistou duas medalhas de ouro  em Londrina.

Localizada na zona leste de Manaus, escola estadual Áurea Braga (CMP IV) teve três alunos medalhistas de Ouro nos Jogos da Juventude, realizados em Londrina no Paraná.

Implantado em março deste ano e voltado para o aprendizado-monitorado de judô, luta olímpica e demais modalidades do segmento, o centro de lutas da escola estadual Áurea Pinheiro Braga (CMPM IV), está rendendo seus primeiros frutos. Utilizado por estudantes com a monitoria de profissionais, as formações esportivas realizadas na escola foram determinantes para a recém conquista, por parte dos estudantes, de quatro medalhas de ouro nos Jogos da Juventude, que estão sendo realizados em Londrina, Paraná.

Na competição nacional, que é considerada o maior evento esportivo estudantil do país, conquistaram medalhas de ouro os estudantes da escola estadual Áurea Pinheiro Braga (CMPM IV): Bruna Souza, ouro na modalidade luta olímpica (categoria individual) e ouro em luta olímpica (categoria equipe); Ed Flávio, ouro em salto triplo e Karolanie Nunes, ouro em luta olímpica (categoria equipe).

Inaugurado em março de 2015 com o objetivo de incentivar a prática do esporte e afastar as crianças e adolescentes da ociosidade e suas consequências, o centro de lutas traz como requisito para participação, o registro de boas médias dos alunos interessados em treinar.

Na zona leste de Manaus, centro de lutas atende os estudantes da escola estadual Áurea Braga (CMPM IV)

Na zona leste de Manaus, centro de lutas atende os estudantes da escola estadual Áurea Braga (CMPM IV)

Segundo o gestor da escola, Tenente Coronel Osimar Guedes, o espaço foi projetado para afastar crianças e adolescentes das mazelas sociais através da luta olímpica e das artes marciais. “Além deste objetivo maior, que é a formação e o desenvolvimento pessoal, o centro de lutas também trabalha para formar campeões, favorecendo a participação dos estudantes em competições realizadas, inclusive, em caráter nacional. Nos Jogos da Juventude, em Londrina, esse objetivo de formar campeões foi alcançado, com a conquista de medalhas”, disse o Tenente.

Destaques nacional

Medalhista de ouro em luta olímpica (categoria equipe), a estudante do 3° ano do ensino médio, Karolaine Nunes, 17, mencionou que o centro de lutas foi fundamental para a obtenção da conquista. “Lá, aprendi a conciliar estudos e esporte; tive a oportunidade de adquirir experiência e a lidar com a disciplina. O projeto escolar também me propiciou a participação em uma competição nacional de alto nível, onde conheci o perfil técnico de atletas de outras regiões do país e avaliar o nosso desempenho”, revelou.

Bruna Souza, 16, estudante do 2º ano do ensino médio, destacou-se na competição ao conquistar duas medalhas de ouro. Ela revela que sua vida mudou a partir do momento em que começou a fazer parte do centro de lutas. “Tenho aprendido muito com as novas experiências que me foram proporcionadas. “O centro de lutas mudou pra melhor o meu dia-a-dia e o de outros jovens e crianças. O esporte mudou minha vida e creio que só é o começo de tudo que ainda vem pela frente”, afirmou a aluna.

Professor Waldeci Silva, 33, formado em Educação Física e técnico de luta olímpica no centro de lutas destacou a integração entre esporte e educação para a formação das pessoas. “Desta forma podemos contribuir com a formação de excelentes cidadãos. Acredito que por meio do esporte, os jovens adquirem novos hábitos e passam a valorizar mais os estudos e seu futuro”, disse o professor.