CEPAN

Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (CEPAN)

    Diretora: Adriana Boh dos Santos

    Fone/fax: (92) 994503005

    E-mail: adrianaboh@seduc.net

Visão:

Promover formação profissional de excelência para os servidores de todos os segmentos da Secretaria Estadual de Educação, para elevar a qualidade da Educação Básica, garantindo o alcance das metas de aprendizagem estabelecidas.

Objetivo:

Viabilizar a política de formação inicial e continuada dos profissionais da educação da rede estadual de ensino do Amazonas, na perspectiva social, de forma sistêmica e contínua.

Missão: 

O CEPAN tem como missão garantir formação inicial e continuada sustentada em políticas de planejamento, coordenação, execução e avaliação que se operacionalizam por meio de linhas de ação de programas, projetos e cursos com vistas à valorização do profissional da educação; e como finalidade a formação em serviço de profissionais da educação com o intuito de:

  • Articular com os departamentos da SEDUC/AM e demais instituições públicas e privadas, com o objetivo de melhorar a qualidade da formaçã
  • Promover a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, docentes e não docentes as demandas dos departamentos e coordenadorias (capital e interior) da rede pública de ensino do Estado do Amazonas na perspectiva de qualificá-los nas diferentes áreas do conhecimento;
  • Formar profissionais para o exercício das práticas educativas em suas diferentes dimensões (política, pedagógica e administrativa) e segmentos do ensino da Educação Básica;
  • Avaliar o processo de formação inicial e continuada dos profissionais da educação da rede pública de ensino do Estado do Amazonas;
  • Proporcionar condições adequadas (hospedagem, serviço de lavanderia e refeitório) para profissionais de educação em formação;
  •  Promover um ambiente virtual de aprendizagem para divulgar as formações e projetos do CEPAN.

Criado pelo decreto nº 3.633 de 03/11/76, o Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (CEPAN) tem a missão voltada para o aprimoramento dos profissionais da área de educação, sustentada em princípios e políticas que se operacionalizam por meio de linhas de ação, de projetos e subprojetos voltados para a formação dos profissionais da educação da SEDUC.

Seu objetivo primordial é coordenar o processo de definição, implementação, execução e avaliação das políticas de formação inicial e continuada para profissionais da educação e demais servidores.

Sua finalidade é desenvolver a política de formação inicial e continuada a todos os docentes e não docentes que atuam na rede estadual de ensino público do Amazonas na perspectiva de uma atualização permanente, a fim de qualificá-los para o exercício das práticas educativas em suas diferentes dimensões (política, pedagógica e administrativa) e segmentos do ensino da educação básica, pautada no domínio das competências e habilidades definidas nas diretrizes curriculares para a educação básica.

Desta forma, aponta para a efetiva relativização da teoria com a prática nos processos do ensino e aprendizagem, dentro de sua abrangência de atuação definida estrategicamente nos níveis de Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental e Médio.

Gerências

Gerência de Formação Profissional (GEFOR)

Gerente: Adriana Lisboa Rosa

Fone/fax: (92) 993753220 / 993867372

  • CPROF – (92) 991469387
  • CEPAN DIGITAL – (92) 995228480

E-mail: adrianalisboa@seduc.net

A Gerência de Formação Profissional é responsável em promover o desenvolvimento e a ampliação das competências, por meio da oferta de cursos de formação continuada em serviço, presenciais e a distância aos profissionais da Rede Estadual de Educação.

São atribuições da Gerência de Formação Profissional:

  • Potencializar habilidades e conhecimentos necessários ao bom exercício da docência relacionadas ao contexto educativo;
  • Desenvolver projetos de formação ancorados ao uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) e com o foco voltado à melhoria da qualidade educacional do Estado do Amazonas;
  • Orientar e acompanhar o aperfeiçoamento teórico e prático dos profissionais da Educação, verificando possibilidades formativas que atendam aos interesses educacionais da Rede, subsidiando também os processos que se estabelecem em cada realidade escolar.

Gerência de Articulação e Desenvolvimento Profissional (GADES)

Gerente: Darle Silva Teixeira

Fone/fax: (92) 992377427

E-mail: darle.teixeira@seduc.net 

A Gerência de Articulação e Desenvolvimento Profissional promove a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, por meio de parcerias, além de possibilitar a valorização da produção técnico-científica dentro dos processos pedagógicos da rede estadual de ensino.

São atribuições da Gerência de Articulação e Desenvolvimento Profissional:

  • Promover, por meio de parcerias institucionais, processos de formação inicial e continuada para servidores da Rede Estadual de Ensino;
  • Incentivar os profissionais da educação da rede estadual de ensino para a elaboração de produções científicas que expressem a qualidade do trabalho pedagógico por ele desenvolvidos, em seus diferentes segmentos e espaços escolares;
  • Coordenar ações referentes à produção técnica e científica no âmbito do macro e microssistemas da rede estadual de ensino e dos cursos de Pós-Graduação conveniados com a SEDUC, com a finalidade de promover, sistematizar e publicar em revistas impressas e digitais;
  • Garantir a ampliação e implementação das políticas de formação inicial e continuada da SEDUC por meio da extensão de atendimento aos profissionais da educação da rede estadual de ensino, contribuindo no desempenho escolar do educando.