Jornada interdisciplinar leva alunos à reflexão sobre a escolha da profissão

IMG_8739

A escola estadual Professor Ruy Alencar, localizada no Conjunto Nova Cidade, realizou nesta semana, entre 26 e 30 de agosto, mais uma edição de sua Jornada Interdisciplinar. Pelo oitavo ano consecutivo o evento firma-se como uma oportunidade eficaz na qual a unidade de ensino motiva os estudantes a fixar o conteúdo do currículo escolar por meio de atividades temáticas de pesquisa. O evento também busca favorecer a qualidade de vida dos jovens por meio do incentivo à prática do desporto.

Denominada “Jipra” a Jornada Interdisciplinar Professor Ruy Alencar mobiliza alunos do ensino médio da instituição e é realizada a partir de eixos temáticos pré-definidos para as 30 turmas da escola, distribuídas nos turnos matutino, vespertino e noturno. O tema deste ano foi: “As Profissões: Valores que constroem uma sociedade”.

“Realizar o Jipra é um desafio todos os anos. É uma aprendizagem significativa para os alunos, pois o evento traz uma carga de experiência para eles, além de oportunizar o compartilhamento do que aprenderam durante as pesquisas e mostrar a capacidade de cada um em executar os trabalhos”, destacou a gestora da escola Ruy Alencar, Jeane Hidalgo, sobre a importância do Jipra na escola.

IMG_8639

Durante o evento os alunos apresentaram painéis sobre as profissões pesquisadas: Biólogo, Contador, Antropólogo, Administrador, Enfermeiro, Dentista, Radialista, Engenheiro da Computação, Farmacêutico, Jornalista, Advogado, Bioquímico, Assistente Social, Engenheiro de Petróleo e Gás, Nutricionista, Pedagogo, Engenheiro Ambiental, Publicitário, Artista Plástico, Relações Públicas, Fisioterapeuta, Médico, Agrônomo, Engenheiro Civil, Designer de moda, Museólogo, Esteticista, Professor, Arquiteto e Psicólogo.

Para a estudante do 3º ano do ensino médio, Bárbara Rebouças, 16, participar de um evento como o Jipra agrega valores para toda a vida. “Todos os temas do Jipra nos ajudam a trabalhar em equipe. A atividade, com certeza, marca a vida do aluno da escola Ruy Alencar”, disse a aluna.

Competição

A Jornada Interdisciplinar Professor Ruy Alencar (Jipra) foi criada em 2005 pelos professores de Educação Física, Joelma Martins e Marcos Martins. Segundo Joelma, inicialmente, a Jipra era apenas uma competição com jogos internos. “Antes, a Jipra só fazia competições com modalidades desportivas. Devido à grande participação dos jovens, os demais professores sugeriram que todas as disciplinas participassem. Nesse momento foram inseridas as demais disciplinas e a competição se tornou a Jornada Interdisciplinar, que busca integrar os alunos, tanto na parte desportiva, quanto nas diversas áreas do conhecimento”, enfatizou a professora.

No segmento do esporte, sob orientação dos professores de Educação Física, a comunidade estudantil é estimulada a participar de várias modalidades, dentre elas: queimada, handebol, futsal, voleibol e basquetebol. As equipes são formadas por meninas e meninos, para estimular o respeito entre os participantes.

Sobre o tema deste ano, a estudante do 2º ano do ensino médio, Deuzimar Melo, 16, acredita a pesquisa sobre profissões levou os alunos analisarem quais as melhores carreiras a seguir. “Com o tema do Jipra deste ano, refleti que é necessário escolher como profissão aquela que mais se aproxima de nosso perfil, pois a que escolhermos agora influenciará as nossas atitudes no futuro e definirá se seremos bons ou maus profissionais”, disse a jovem.