Jovem Cidadão realiza mostra com mais de 90 mil jovens

Revelação de talentos e integração entre as escolas são destaques da Mostra de Atividades do Projeto Jovem Cidadão, do Governo do Amazonas, realizada até o fim deste mês. A Mostra reúne 91.543 alunos, beneficiados pelo projeto em 138 escolas estaduais de Manaus. Desde 2007, o projeto Jovem Cidadão beneficia 120.928 alunos da capital e interior com atividades nas áreas de esporte, cultura, lazer e qualificação para o trabalho.
 
“A Mostra de Atividades é resultado do esforço, dedicação e talento dos nossos jovens. Acreditamos no potencial dos nossos alunos e podemos conferir o quanto o Jovem Cidadão contribui na formação deles”, destaca Sandra Braga, presidente do Conselho de Desenvolvimento Humano, que coordena o projeto Jovem Cidadão e a política social do governo.
 
Ação integral nas escolas
 
Criado em novembro de 2007 para garantir ação integral nas escolas, o projeto Jovem Cidadão realiza, no contra-turno escolar, atividades esportivas, culturais, profissionalizantes e de lazer, em parceria com as secretarias estaduais de Assistência Social (SEAS), de Educação (SEDUC), de Segurança (SSP), de Cultura (SEC), de Esporte (SEJEL); e também com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM).
 
Em Manaus, 91.543 jovens na faixa-etária de 12 a 20 anos integram o projeto em 138 escolas estaduais, localizadas nas seis zonas urbanas da cidade. No interior são 29.385 jovens beneficiados, de 75 escolas, dos municípios de Manacapuru, Maués, Parintins, Tefé, Benjamim Constant, Atalaia do Norte, Itacoatiara e Tabatinga.
 
Para os jovens na faixa etária de 16 a 20 anos, o governo já certificou 18.080 jovens da capital e interior em 12 tipos de cursos de qualificação profissional: Contabilidade Básica; Assistente de Operações Administrativas; Espanhol Básico; Espanhol Avançado; Inglês Básico; Controle de Estoque; Assistente de Marketing; Técnico em Assistente de Marketing; Técnico em Secretariado; Auxiliar de Escritório; Auxiliar de Departamento de Pessoal; e Informática.
 
A mostra de atividades inclui torneios de Handebol, futebol, queimada e xadrez; apresentação de hip-hop, teatro, cinema, artes plásticas (desenho, pintura e artesanato); e dramatização dos conteúdos aprendidos nos cursos de contabilidade, informática e assistente administrativo, espanhol e inglês, além de canto coral nos dois idiomas.

Fonte:  www.amazonas.gov.br