Lideranças indígenas e educacionais definem plano de ação para a região do Rio Negro

Foi finalizada nesta última segunda-feira (25 de maio) em Manaus a segunda reunião de trabalho da comissão interinstitucional que vem empenhando-se na elaboração de um plano de ação em benefício da região etnoeducacional do Rio Negro. Desta região fazem parte os municípios de Barcelos, Santa Izabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.

Desta última reunião participaram representantes do Ministério da Educação (Mec), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Conselho Estadual Educação Escolar Indígena, Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Fundação Nacional do Índio (Funai), Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), dentre outros órgãos. No encontro foi definido um plano de trabalho onde apontou-se a responsabilidade de cada entidade no desenvolvimento das ações educacionais em benefício dos povos indígenas da região.

Para o diretor de Educação para a Diversidade da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Armênio Schmidt, a reunião definiu um regime de colaboração interinstitucional. “Nosso ideal vem sendo obtido com êxito, que é o de elaborar um plano de ação democrático contando com a colaboração de instituições e de representantes das etnias. Com isso queremos vencer as barreiras e garantir uma política de educação que corresponda aos anseios dos povos indígenas”, informou.

O secretário de Estado de Educação do Amazonas e presidente da Comissão de Educação Escolar Indígena do Consed, Gedeão Amorim, acrescentou que esta iniciativa tem importância histórica. “Este é um momento histórico para a educação do país, pois participam da elaboração deste plano de ação não somente as instituições gestoras da educação, mas também as representatividades indígenas, apontando aquilo que se faz necessário planejar e executar”, disse o secretário da Seduc.

Programas de Educação Indígena

A reitora da UEA, Marilene Corrêa, também participou da reunião e informou que na área educacional o Governo do Estado vem implementando uma série de ações voltadas aos povos indígenas. De acordo com ela, a UEA, por exemplo, possui um programa que trata da execução de Política de Educação Indígena que prevê a execução de programas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Assim como a UEA, a Seduc, de acordo com a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais do órgão, professora Cínthia Régia, também tem um trabalho pioneiro, executado por uma gerência de Educação Indígena que coordena, dentre outras ações, programas de formação de professores indígenas, em suas próprias localidades.