Literatura e Diversidade Cultural são temas de feira literária realizada pelo Ceti Áurea Pinheiro Braga

foto2b-2bchico2bbatata2b252812529-739718

Com o tema “Do Amazonas à África: Literatura que leva à Diversidade Cultural” o Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Áurea Pinheiro Braga, localizado na Avenida Brasil, bairro Compensa, realizou nesta semana sua 4ª Feira Literária.

O evento que se encerra nesta sexta-feira (16) contou com a participação dos 920 alunos da instituição e foi aberto à participação da comunidade.

 

10366083_808356845842347_6673445023969760999_n

De acordo com a gestora do Ceti, Sandra Tavares, a feira visou promover a pesquisa literária e impulsionar o processo de letramento na escola mediante a apropriação de saberes históricos, culturais e artísticos. “Para a realização da feira, subdividimos os alunos em turmas e cada uma delas ficou responsável por apresentar, através de teatro e outras manifestações culturais, obras de grandes autores”, informou a gestora.

Sandra Tavares explicou ainda que, a cada ano, a escola trabalha com abordagens diferentes. “Em 2012, trabalharam atividades envolvendo Ciências Humanas. Já em 2013, focaram as Ciências Exatas. Este ano, abordamos a Literatura”, destacou.

Entre os 24 autores da literatura nacional e estrangeira explanados pelos alunos estiveram: Padre Antônio Vieira, José de Anchieta, Gregório Matos, Tomás Antônio Gonzaga, Vinicius de Moraes, Clarice Lispector, Monteiro Lobato, William Shakespeare, Machado de Assis, Nelson Rodrigues, Monteiro Lobato, Gabriel Garcia Márquez e Thiago de Melo.

Para a gestora, a feira tem a missão de mediar o processo de formação de cidadãos, capacitando-os para atuar em diversas áreas do conhecimento.

A abertura das atividades contou com a presença da Secretária Executiva Adjunta Pedagógica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) Oceania Rodrigues Dutra, que falou aos alunos sobre a importância da aquisição de conhecimento por meio da literatura.